A Nokia anunciou hoje, numa conferência de imprensa no 3GSM World, em Cannes na França, a nova edição da sua plataforma Series 60 para smartphones. A empresa reforça a ideia de que quer levar estes telemóveis para o mercado de consumo, reduzindo os seus preços e facilitando o licenciamento por parte dos fabricantes.



Em meados deste ano, a terceira edição da plataforma Series 60, que corre
sobre Symbian OS v9.0, deverá estar pronta para licenciamento, focando-se na melhoria de algumas funcionalidades multimédia e da segurança. Estas são as duas principais áreas de enfoque, embora os executivos da Nokia tenham desvalorizado os problemas que a plataforma tem encontrado em termos de malware.



“A terceira edição (da Series 60) tem uma abordagem preventiva na área da segurança, prevenindo troianos e outro tipo de malware. A boa notícia é que os que apareceram até agora não causaram danos significativos aos equipamentos nem aos utilizadores, mas queremos agora criar um ambiente mais seguro”, explicou Leev Etting, vice-presidente para a área de desenvolvimento e responsável pelo Fórum Nokia.



Até Fevereiro a Nokia deverá ter no mercado cerca de 20 milhões de
equipamentos baseados na plataforma Series 60, estimando ultrapassar os 50 milhões de unidades em 2005, através da massificação esperada com a terceira edição agora lançada.



Segundo os números fornecidos pela empresa, o objectivo é garantir 25 por cento do mercado de telemóveis ate 2008 para a plataforma Series 60.



Em conferência de imprensa, a Nokia realçou que para o sucesso da plataforma é necessário manter uma comunidade de desenvolvimento lucrativa e sustentável, pelo que a empresa está já a garantir condições aos
programadores do Fórum Nokia para acederem a um kit de desenvolvimento.



O SDK estará pronto no segundo trimestre de 2005, incluindo um emulador de telefone, documentos e amostras de código que integram um pacote que inclui ainda uma versão de teste do Code Warrior for Symbian OS, Professional Edition v3.0 que pode ser usada gratuitamente por 90 dias.



Nota de redacção: O TeK está em Cannes a convite da Nokia.


Notícias Relacionadas:

2004-12-30 - F-Secure avisa sobre novas variantes de Cabir

2004-12-23 - Vírus mascara-se de jogo para infectar dispositivos Symbian

2004-10-06 - Intel, Nokia e Symbian investem no desenvolvimento da plataforma Series 60