A Nokia anunciou hoje a disponibilização de um novo sistema empresarial de email que pretende contribuir para generalizar o uso dos serviços de correio electrónico no telemóvel. O Nokia Business Center vai estar disponível no último trimestre deste ano e procura resolver dois aspectos que a fabricante finlandesa identifica como principais obstáculos à massificação do uso do email no telemóvel. São eles o aspecto técnico e financeiro.



Segundo números da própria Nokia existem actualmente 650 milhões de contas de email empresariais, para apenas 10 milhões de utilizadores com acesso ao email via telemóvel. Para alterar esta relação, a empresa propõe alargar o número de equipamentos que suportam esta funcionalidade e torná-la mais acessível em termos de custos, comparativamente às ofertas concorrentes, detalha um comunicado.



O Business Center vai estar disponível em duas modalidades distintas. Na versão standard permite um acesso simplificado ao email, com envio e consulta de mensagens, enquanto a versão profissional integra directamente num directório de rede da empresa do cliente, permitindo o acesso directo ao email do escritório, bem como a todas as suas funcionalidades.



A versão standard do serviço é disponibilizada de forma gratuita quando as empresas compram uma licença de servidor, sendo que cada licença cobre 400 utilizadores e tem um custo de 1,800 euros. A versão profissional obriga ao pagamento de um fee único de 55 euros por utilizador, a que se soma o valor da licença de servidor.



Segundo informação da companhia, 30 dos seus smartphones serão certificados para utilizar o sistema de email até final do ano. Nos planos da Nokia está também a certificação de equipamentos de outros fabricantes que utilizem tecnologia java.



A possibilidade de consultar o email profissional no telemóvel foi introduzida no mercado com o Blackberry da RIM e é já hoje oferecida por outras marcas como a Microsoft. No último ambas as empresas, e sobretudo os operadores que disponibilizam o serviço, intensificaram os seus esforços de marketing no sentido de divulgar as potencialidades dos sistemas, que se mantêm um produto de nicho.



Analistas citados pela Reuters aplaudem o novo software da Nokia e consideram os preços aliciantes, face á concorrência. Os mesmos analistas valorizam as intenções da fabricante para certificar equipamentos de outras marcas, como elemento chave para a disseminação do serviço.



"Estamos a tentar fazer chegar o email às massas tirando-o de um patamar onde apenas está acessível para CEO ou comerciais de topo", explica Dave Grannan, responsável pelo negócio de email da Nokia, também citado pela agência.



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