A Nokia anunciou hoje a disponibilização de um novo sistema empresarial de email que pretende contribuir para generalizar o uso dos serviços de correio electrónico no telemóvel. O Nokia Business Center vai estar disponível no último trimestre deste ano e procura resolver dois aspectos que a fabricante finlandesa identifica como principais obstáculos à massificação do uso do email no telemóvel. São eles o aspecto técnico e financeiro.
Segundo números da própria Nokia existem actualmente 650 milhões de contas de email empresariais, para apenas 10 milhões de utilizadores com acesso ao email via telemóvel. Para alterar esta relação, a empresa propõe alargar o número de equipamentos que suportam esta funcionalidade e torná-la mais acessível em termos de custos, comparativamente às ofertas concorrentes, detalha um comunicado.
O Business Center vai estar disponível em duas modalidades distintas. Na versão standard permite um acesso simplificado ao email, com envio e consulta de mensagens, enquanto a versão profissional integra directamente num directório de rede da empresa do cliente, permitindo o acesso directo ao email do escritório, bem como a todas as suas funcionalidades.
A versão standard do serviço é disponibilizada de forma gratuita quando as empresas compram uma licença de servidor, sendo que cada licença cobre 400 utilizadores e tem um custo de 1,800 euros. A versão profissional obriga ao pagamento de um fee único de 55 euros por utilizador, a que se soma o valor da licença de servidor.
Segundo informação da companhia, 30 dos seus smartphones serão certificados para utilizar o sistema de email até final do ano. Nos planos da Nokia está também a certificação de equipamentos de outros fabricantes que utilizem tecnologia java.
A possibilidade de consultar o email profissional no telemóvel foi introduzida no mercado com o Blackberry da RIM e é já hoje oferecida por outras marcas como a Microsoft. No último ambas as empresas, e sobretudo os operadores que disponibilizam o serviço, intensificaram os seus esforços de marketing no sentido de divulgar as potencialidades dos sistemas, que se mantêm um produto de nicho.
Analistas citados pela Reuters aplaudem o novo software da Nokia e consideram os preços aliciantes, face á concorrência. Os mesmos analistas valorizam as intenções da fabricante para certificar equipamentos de outras marcas, como elemento chave para a disseminação do serviço.
"Estamos a tentar fazer chegar o email às massas tirando-o de um patamar onde apenas está acessível para CEO ou comerciais de topo", explica Dave Grannan, responsável pelo negócio de email da Nokia, também citado pela agência.
Notícias Relacionadas:
2005-02-17 - Out Mail surge como proposta da TMN para acesso móvel a correio electrónico
2005-02-10 - Windows Mobile suporta aposta da Optimus nas funcionalidades de email
2004-10-28 - Vodafone apresenta terminais Blackberry para gestão móvel do email
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Skyrider X1 é um motociclo anfíbio que se desloca na terra, água e ar -
App do dia
Blade of God X: Orisols inspira-se na mitologia nórdica num formato RPG com ambiente sombrio -
Site do dia
Cornuvotia: uma plataforma para escrever histórias com amigos ou desconhecidos -
How to TEK
Precisa de libertar espaço no Gmail? Conheça três formas de apagar rapidamente mensagens
Comentários