No final de setembro a Samsung continua a liderar vendas no mercado português de telemóveis, com uma quota de 36%, correspondente a vendas de 455 mil unidades. A Nokia vendeu na mesma altura 382 mil equipamentos, garantindo a segunda posição da tabela e uma quota de 31%.



Os números são da IDC e revelam que a fabricante finlandesa recuperou algum terreno à concorrente relativamente aos três meses anteriores. Entre abril e junho a Samsung arrecadou 41% das vendas de telemóveis, enquanto a Nokia desceu a sua quota para os 24%, quase metade do conseguido um ano antes, na mesma altura.


No terceiro trimestre a empresa recuperou quota e até aumentou as vendas face ao trimestre anterior. Já na comparação com o período homólogo os números são mais negros e mostram uma quebra nas vendas da fabricante na ordem dos 36%.


Os mesmos dados voltam a colocar a Vodafone no terceiro lugar de vendas do mercado. Os telemóveis comercializados pela operadora com a sua própria marca valeram-lhe no terceiro trimestre do ano quase 10% do mercado.


[caption]IDC[/caption]

A IDC apurou que entre julho e setembro foram vendidos em Portugal 1,25 milhões de telemóveis, menos 20,9% que no mesmo período do ano passado. As vendas de smartphones no mesmo período cresceram 13% para os 289 mil equipamentos. Este segmento passou a representar 23% das vendas., menos 5% que nos três meses anteriores, sublinha o IDC European Mobile Phone Tracker.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira