A Nokia revelou o seu primeiro equipamento a integrar a tecnologia de Near Field Communication (NFC), criada pela Sony e a Philips mas que a empresa finlandesa tem ajudado a desenvolver através do NFC Forum. O telemóvel vai estar à venda no primeiro trimestre do próximo ano na Europa e mais tarde na Ásia e mercado norte-americano.
A tecnologia NFC integrada no Nokia 3220 permitirá aos utilizadores o acesso a serviços de mensagem de texto e navegação através do simples toque em alguns tags que contêm atalhos para essas funções. Essa informação pode ser partilhada com outros utilizadores com telemóveis compatíveis através do simples toque.
O Fórum NFC tem vindo a desenvolver esta tecnologia que combina os serviços de identificação por radiofrequência (RFID - Radio Frequency Identification) com tecnologias de intercomunicação. Funcionando na frequência de 13,56 MHz, o NFC pode comunicar a distâncias de apenas alguns centímetros e é compatível com a tecnologia MIFARE da Philips e FeliCa da Sony.
Com este lançamento a Nokia revela ter expectativas de aumentar a gama de possibilidade de desenvolvimento de novos serviços para os operadores, que garantam novas formas de utilização dos telemóveis por parte dos utilizadores.
Ainda ontem a Nokia comunicou também ter conseguido a certificação Wi-Fi para o seu Nokia Communicator 9500, que se torna assim no primeiro equipamento que combina redes celulares e wireless a receber este selo da Wi-Fi Alliance.
Notícias Relacionadas:
2004-03-19 - Nokia, Philips e Sony criam fórum para nova tecnologia de comunicação de curta distância
2002-09-06 - Philips e Sony definem nova tecnologia de comunicações de proximidade por rádio-frequência
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários