O prémio foi entregue no MWC23, que está a decorrer em Barcelona e que junta a indústria das telecomunicações e das tecnologias de informação. Este é o segundo semestre consecutivo que a NOS recebe esta distinção da Ookla, a empresa que se especializou em inteligência e medição da qualidade das redes de comunicações.

Judite Reis, diretora de mobile engeneering network da NOS, explicou ao SAPO TEK que esta distinção é o resultado do investimento da empresa no 5G. “É um prémio que nos valoriza um bocadinho porque a NOS fez de facto uma transformação completa do 4 e 5G e temos ao nível da cobertura, da velocidade e da experiência, das apps, uma diferença muito grande.

Nos Oookla

A evolução do 5G foi também comentada, até por aquilo que se pode ver no MWC23, onde se verifica uma evolução das soluções. “O 5G está muito mais maduro, estamos há dois anos a trabalhar no 5G e já temos uma cobertura superior a 86% em território nacional”, sublinhou a diretora da NOS.

Os resultados são baseados em mais de 68 mil testes realizados na plataforma Speedtest e a app Ookla em mais de 20 mil smartphones 5G durante o segundo semestre de 2022.

Ainda ontem Lisboa recebeu um prémio da MedUX por ser a cidade com melhor qualidade de 5G. Judite Reis diz que ainda não viu o estudo mas que os resultados da Ookla seguem na mesma linha e confirmam a qualidade da rede, adiantando que tem indicação que Portugal está muito bem posicionado em várias cidades, entre as quais Lisboa, Porto, Braga e Coimbra

A equipa do SAPO TEK está a acompanhar as principais novidades do MWC23. Siga todas as notícias aqui e veja as imagens da feira de Barcelona.

Nota da Redação:A notícia foi atualizada no primeiro parágrafo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.