As operadoras móveis norte-americanas Verizon e AT&T, a empresa de crédito Discover Financial Services e o banco Barclays estarão a preparar um novo serviço que vai permitir aos seus clientes usar o telemóvel como "cartão multibanco".

A notícia é avançada esta semana pela Bloomberg, que cita fonte "com conhecimento directo do projecto", que explica que o serviço irá permitir a utilização das ondas emitidas pelos telefones para pagamentos, como se de cartões de crédito ou débito se tratassem.

De acordo com a agência, a AT&T e a Verizon Wireless entram com partes iguais na iniciativa, mas também a T-Mobile (a quarta maior operadora do país) terá uma pequena participação no negócio.

Embora a informação ainda não tenha sido confirmada por nenhuma das partes alegadamente envolvidas, a agência afirma que os parceiros se preparam para começar a testar o serviço nas suas lojas em Atlanta e em mais três cidades.

Os telemóveis ficam associados às contas dos clientes, permitindo o recurso aos telefones para efectuar pagamentos, ao invés dos cartões em plástico, um conceito parecido com serviços que já existem em países como Reino Unido, Turquia e Japão.

Sistemas semelhantes tinham também já sido testados nos EUA, primeiro pela Nokia em parceria com a MasterCard (2003) e depois através de um projecto conjunto entre a Nokia, AT&T, Citigroup e MasterCard, que testou a criação de telefones com o sistema de pagamento MasterCard PayPass, que dispensa o contacto físico entre equipamentos.

Este tipo de sistemas terá registado algumas dificuldades de acolhimento, principalmente devido à necessidade de equipamentos e software compatíveis nas lojas e à desconfiança dos consumidores relativamente à segurança do método.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.