Cumprimentar alguém através de um aperto de mão e assim transferir uma série de informação que pode depois ser armazenada num PDA transformado é já possível através de um sistema desenvolvido pela NTT DoCoMo e a NTT (Nippon Telegraph and Telephone), noticiou o jornal japonês Nihon Keizai Shimbun, citado pelo New Scientist.




A ideia já não é nova e na última década cientistas da IBM no Almaden Research Center desenvolveram as Personal Area Networks (PAN), que sustentavam a comunicação através da conectividade entre corpos, quer se tratasse de um beijo, um aperto de mão ou qualquer outro contacto interpessoal. A velocidade de transmissão assegurada era de 400 Mbits por segundo.




O sistema agora apresentado pelos japoneses deverá garantir a transferência de até 10 Mbits por segundo usando correntes de baixa voltagem, permitindo a partilha de dados entre dois PDAs que estejam devidamente preparados para suportar este sistema.




Para além da transferência de dados, o sistema poderá ainda ser usado para controlo de acessos por autenticação pelo simples toque numa porta ou num computador.



Notícias Relacionadas:

2002-08-08 - Japão implementa rede nacional de identificação

2002-07-29 - Pentágono inclui informação biométrica em cartões de identificação militar