A NTT DoCoMo iniciou hoje o serviço de comunicações móveis de voz e dados sem fios Freedom Of Mobile multi-media Access (FOMA), considerado como o primeiro serviço de terceira geração a ser comercializado a nível mundial.



O FOMA permite uma velocidade de ligação à Internet em banda larga através de um telemóvel 40 vezes superior às redes actuais, podendo atingir os 384 kbps de download e os 64 kbps para upload. Valores que permitem efectuar ligações telefónicas com vídeo, estando já disponível um dispositivo com esta funcionalidade.



Segundo a Bloomberg, a NTT DoCoMo está a gastar mais de 1 bilião de ienes (cerca de 1,8 mil milhões de contos ou 9,2 mil milhões de euros) no lançamento e implementação do novo serviço por todo o Japão, um mercado que se estima valer 15,4 mil milhões de contos. Ao contrário do que se passou na Europa com a atribuição de licenças UMTS a valores elevados, a NTT DoCoMo conseguiu uma licença do governo nipónico para operar de forma gratuita.



A DoCoMo começou a comercializar os aparelhos para o serviço FOMA em várias lojas da região de Tóquio - a única zona abrangida para já -, que ao todo contam com um stock de 20 mil unidades. Isto quando nas primeiras duas horas do dia se venderam 260 telemóveis.



A operadora japonesa espera atingir 150 mil clientes até Março do próximo ano, apenas meio ponto percentual se comparado com os 27 milhões do popular serviço i-Mode.



Entre os termimais disponíveis para comercialização destaca-se o modelo FOMA P2101V que permite videoconferência e que custa 110 contos (550 euros), e o telemóvel N2101 para voz e dados ao preço de 88.300 escudos (440 euros).


Está ainda à venda um cartão de ligação a computador portátil que permite acesso à Internet, o FOMA P2401 que custa aproximadamente 55 contos ou 247 euros. Estes telemóveis são fabricados pela Panasonic/Matsushita Communications Industrial e pela NEC.




Notícias Relacionadas:

2001-08-23 -
PDAs Zaurus com suporte para a rede 3G da NTT DoCoMo

2001-07-04 - NTT confirma lançamento comercial de 3G em Outubro