A tecnologia de banda larga representou o segmento de mercado da Internet com as taxas de crescimento mais elevadas em Portugal, ainda que no total das subscrições de serviço apenas conte com menos de cinco por cento, face aos 5,17 milhões de assinaturas de ligações à Internet registadas no final de 2002, indicam as estatísticas hoje divulgadas pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).



Em 2001, esse número fora contabilizado nos 3,45 milhões, o que significa que a taxa de penetração passou de 34 por cento nesse ano para 50 por cento em 2002. O número de clientes de serviços de banda larga - ADSL e cabo - atingiu os 260 mil no final do ano passado, face a menos de 97 mil em 2001, representando assim uma taxa de crescimento de 169 por cento,



Disponibilizado comercialmente desde 1999, o acesso por cabo contou só por si com 80 por cento de todos os tipos de ligação à Internet em alta velocidade, equivalendo a 207 mil clientes no final de 2002, em comparação com menos de 94 mil no final de 2001. A Anacom não indica, como habitualmente, quotas de mercado dos fornecedores de serviço (ISPs). Contudo, segundo o relatório de contas hoje divulgado pelo grupo Portugal Telecom, a TV Cabo tinha 140 mil clientes no final do ano com serviço de Rede por cabo, o que, de acordo com os seus dados, "corresponde a uma quota de mercado estimada em 68 por cento do mercado doméstico de banda larga".



As ligações por ADSL, tecnologia introduzida em 2001, representam os outros 20 por cento do mercado nacional de banda larga. A Anacom refere que, "em valores absolutos, o número de clientes ascendeu a 52 mil no final de 2002, contra 18 mil no fim de 2001". O crescimento anual da base de clientes de ADSL foi assim de 189 por cento. O

O relatório de contas do grupo PT refere que "o serviço ADSL.pt possuía 53 mil clientes no
final de 2002, face a 7,1 mil no final de Jumho, antes do seu relançamento
com este nome, ocorrido em Julho. No final de 2002, as empresas do Grupo
detinham neste serviço uma quota de mercado de cerca de 82 por cento."

A Anacom indica ainda que as ligações por dial-up - que abrangem
aquelas que inicialmente eram designadas por "gratuitas" - continuam,
contudo, a ser os mais utilizados em Portugal, representando 95 por cento de todos os acesso registados, tendo registado um crescimento de 46 por cento entre o quarto trimestre de 2001 e o de 2002.

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