Depois dos problemas que terão afectado mais de 42 mil cidadãos nas eleições presidenciais de Janeiro último, o Ministério da Administração Interna (MAI) está a antecipar a divulgação das várias formas que os portugueses têm ao dispor para consultarem o seu número de eleitor e mesa de voto, com vista às próximas legislativas.

No Portal do Recenseamento os cidadãos terão apenas de preencher as caixas com o número de identificação civil e a data de nascimento para poderem conhecer o número de eleitor e a Freguesia/Distrito Consular onde irão votar nas eleições de 5 de Junho.

De acordo com um comunicado do MAI, os mesmos dados poderão ser obtidos através do envio de uma mensagem escrita para o 3838 ou, a partir de 21 de Maio, na Junta de Freguesia ou Câmara Municipal da área de residência.

As últimas eleições em Portugal foram marcadas por várias falhas técnicas, como acabou por revelar um inquérito, a par de estratégias operacionais mal definidas, que terão contribuído para que vários milhares de portugueses não exercessem o seu direito de voto.

O sistema informático terá sofrido uma sobrecarga por não ter acessos diferenciados para o público e as juntas de freguesia, mas o facto de os eleitores não se terem informado atempadamente, paralelamente à decisão da Direcção-Geral da Administração Interna de suspender os avisos aos portadores do Cartão de Cidadão que teriam um novo local de voto, por medo das reclamações, também terão contribuído para sobrecarregar os serviços e provocar o caos.

Tentando evitar futuros problemas, o MAI já deu início ao processo de notificação dos eleitores, que irá incluir o envio da informação por correio.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.