À semelhança dos anos anteriores, o envio de mensagens a partir do telemóvel foi mais uma vez uma das formas preferidas pelos portugueses para desejarem Boas Festas aos seus familiares e amigos, tal como atestam os números revelados pelos três operadores nacionais de comunicações móveis que mostram que o MMS começa a ganhar algum significado.




Num aumento de 25,4 por cento face ao ano passado, os clientes da TMN trocaram 110,5 milhões de mensagens SMS entre os dias 22 e 25 de Dezembro. O pico de tráfego registou-se entre as 18h e as 20h do dia 24, altura em que o número de escritas processadas chegou aos 1.000 por segundo.




Nos três dias observados, a TMN processou 499 mil MMS, mais 50,2 por cento do que em 2004, o que leva a operadora a considerar que "as mensagens multimédia ocupam já um espaço importante no tráfego de Natal", diz no comunicado enviado à imprensa.




Os clientes da operadora móvel do grupo Portugal Telecom enviaram 43,5 milhões de mensagens escritas, um valor 7,4 por cento acima do registado em 2004, e 337 mil mensagens multimédia, 69,7 por cento acima do que em 2004.




Tal como aconteceu na TMN, o maior fluxo de mensagens na Vodafone ocorreu entre as 18h e as 20h do dia 24 de Dezembro. A operadora diz ter processado 89 milhões de SMS entre a véspera e o dia de Natal, num aumento de 39 por cento face a idêntico período do ano anterior. No mesmo período trocaram-se na rede da Vodafone 670 mil mensagens multimédia, número que também cresceu face às 420 mil de período homólogo.




A Optimus, por sua vez, registou um total de 76 milhões de SMS trocadas entre os dias 22 e 25 de Dezembro, num aumento superior a 39 por cento quando comparado com o ano passado. No mesmo período foram enviadas 194 mil MMS, valor quase 60 por cento acima do registado homologamente. A operadora revela igualmente ter registado um aumento de 3.000 por cento do serviço 3G de voz e vídeo-chamada, quando comparado com os mesmos dias do ano transacto.




A par do recorde absoluto de tráfego de SMS e MMS atingido no dia 24 de Dezembro, o dia 23 de Dezembro foi o dia da história da operadora em que os seus clientes mais chamadas fizeram. Este mesmo recorde já tinha sido batido durante essa semana do Natal, no dia 21 de Dezembro, mas acabou por ser novamente ultrapassado, no dia 23 de Dezembro, com o pico a ser atingido entre as 18 horas e as 19 horas, revela a Optimus.




No total dos dias 23 e 24 de Dezembro, a Optimus registou o envio de 49 milhões de SMS e mais de 133 mil MMS a partir da sua rede, um aumento superior a 25 por cento e 82 por cento, respectivamente, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.




Todos os operadores dizem ter reforçado a capacidade das suas redes para que o processamento das chamadas de voz e a entrega de mensagens decorresse com normalidade, apesar dos elevados volumes de tráfego registados durante o período natalício.





Notícias Relacionadas:


2005-12-22 - Preço desincentiva portugueses a enviar MMS


2004-12-28 - SMS e MMS de Boas Festas voltam a atingir recordes em Portugal


2003-12-26 - Operadoras móveis processaram mais de 135 milhões de mensagens no Natal