No final do mês de Abril a Anacom registava 160.338 números portados, revela um comunicado publicado no site do regulador. Segundo estes dados, do total de números portados 130.248 são números de serviço telefónico fixo, enquanto 29.834 dizem respeito ao serviço móvel de telefone.



Entre os registos de números portados a Anacom identificou ainda 256 números respeitantes a serviços não geográficos (onde se incluem as linhas 800, etc). No seu total o volume de números portados tem mantido uma tendência de crescimento ao longo dos últimos meses. Em Março tinham sido portados 155 mil números e no mês anterior 151 mil números, revelam também os dados da Anacom.



A portabilidade para a rede fixa está em vigor desde 30 de Junho de 2001, enquanto a portabilidade entre redes móveis entrou em vigor no dia um de Janeiro do mesmo ano.



Esta funcionalidade permite que o utilizador mude de prestador de serviço sem alterar o número telefone, sendo apenas possível dentro de redes com as mesmas características (fixo ou móvel).



Notícias Relacionadas:

2004-04-04 - Números portados crescem mensalmente na ordem dos 3%