O aumento de popularidade dos serviços de voz pela Internet, o VoIP, está a ameaçar as fontes de receitas dos operadores tradicionais de linha fixa e móvel podendo vir a obrigar à alteração do papel e modelo de negócio dos operadores de telecomunicações, a observação faz parte de um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Uma comparação sobre o custo das chamadas telefónicas realizadas pela tecnologia VoIP e pelos operadores de linha fixa mostrou que quem utiliza este tipo de software livre economiza em média 80 por cento do preço das chamadas e é por esta razão que o VoIP representa um desafio para os serviços móveis.

Em 2003, pela primeira vez, houve uma diminuição da quantidade de linhas fixas existentes nos estados membros da OCDE, um factor que resultou da conquista de mercado por parte dos operadores móveis e que persistiu até ao ano corrente.

Mas, daqui para a frente, a OCDE prevê que as ofertas de novos serviços pelos operadores tradicionais, como hotspots Wi-Fi (uma tecnologia de acesso à Internet sem fios) fornecerão uma competição mais feroz do que a prevista para as empresas de comunicações móveis de terceira geração.

Para manter quota de mercado, os operadores 3G deveriam modificar os seus planos de facturação, "por exemplo, incentivando os clientes a se comprometerem por períodos mais longos", refere a OCDE. Também os canais de televisão terão de enfrentar a concorrência da rede, pois os downloads de vídeos pela Internet tendem a evoluir, o que reduzirá o índice de audiências e lucros da publicidade televisiva.

A organização destaca que as autoridades reguladoras podem ter de rever as suas obrigações em matéria de serviço universal das telecomunicações, pois "há cada vez mais empresas que oferecem serviços de telefonia na Internet sem estarem fisicamente presentes no país".

Notícias Relacionadas:

2005-08-17 - Terminais dual-mode podem ser o elemento chave para o mercado VoIP

2005-07-13 - Media Capital permite chamadas para todas as redes com serviço de Voz sobre IP

2005-07-07 - PT sustenta primeiro serviço de VoIP no SAPO Messenger