A OneWeb tem vindo a captar a atenção do mundo com o seu projeto que promete revolucionar a área das redes móveis. Tal como indica o seu CEO, Adrián Steckel, no palco Saas Monster, a empresa está a construir, através da utilização de satélites, a primeira rede de telecomunicações no espaço capaz de levar o acesso à Internet “a todos e a toda a parte”.

A empresa prevê que a rede estará funcional a partir de 2021, sendo que por essa altura estarão em órbita, a 1.200 km de altitude da Terra, cerca de 650 satélites. A partir dessa data, a OneWeb conseguirá garantir uma cobertura total de rede. O único local para onde os satélites ainda não têm cobertura é a Antártica, no entanto a empresa está já a trabalhar para levar a Internet a essa região.

Facebook quer mais parceiros para alargar o acesso à Internet grátis com o Internet.org
Facebook quer mais parceiros para alargar o acesso à Internet grátis com o Internet.org
Ver artigo

Segundo Adrián Steckel, a empresa terá de lidar com uma série de questões regulatórias antes de cumprir o seu objetivo. A OneWeb está, por exemplo, em conversação com órgãos reguladores de diferentes nações para poder atuar em conformidade com os diversos tipos de legislação.

A situação pode tornar-se mais problemática quando se trata de trabalhar com países conhecidos pela repressão das ações dos seus cidadãos no mundo online. No entanto, o CEO indica que a empresa “providencia apenas um serviço”, sendo que “não pode contornar a legislação”.

Mas a regulação não deve ser feita somente na Terra, pois para Adrián Steckel, as empresas que se especializam no desenvolvimento e lançamento de satélites devem coordenar-se não só para evitar possíveis colisões, mas também o excesso de “lixo espacial”.

O Web Summit visto pelo SAPO TEK

O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e para além das notícias de antecipação, nos próximos dias vai trazer os temas e as tendências mais relevantes. Encontramo-nos pelo Web Summit ou Night Summit?
Veja ainda a galeria de imagens que vamos recolhendo no nosso Diário do Web Summit

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.