Em comunicado disponível a partir do site da CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a EDP informa que a Oni assinou hoje com a REN - Rede Eléctrica Nacional um novo contrato de exploração de fibra óptica.



Este contrato substituirá o até agora vigente - assinado em Dezembro de 1999 -, que previa a utilização e exploração dos 6.250 km da rede de fibra óptica da REN, em regime de exclusividade por um período de 20 anos, por parte da Oni.



Na base da renegociação esteve o novo enquadramento jurídico da REN, mas principalmente, "a alteração substancial da posição da Oni no negócio de infra-estruturas de telecomunicações que, com a integração da Brisatel, passou a poder utilizar uma rede de fibra moderna e que, para além do mais, é uma infra-estrutura própria da empresa", pode ler-se no comunicado.



A Rede Eléctrica Nacional é, desde Setembro de 2000, a entidade responsável pela Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica em Portugal, tendo-lhe sido atribuída, pela Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações, uma licença para operar em redes públicas de telecomunicações.



Notícias Relacionadas:

2001-05-09 - Brisa integra estrutura accionista da ONI SGPS