A TMN, a Vodafone e a Optimus vão receber, até ao final do mês, luz verde para a criação de listas de clientes devedores. O documento base está a ser preparado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados e depois será colocado à disposição das três operadoras para posterior actualização.




Esta é uma forma das operadoras se acautelarem contra o aumento progressivo das dívidas, que actualmente ascendem a dezenas de milhões de euros, o que obriga as empresas a fazerem provisões nas suas contas para combater estes débitos, notícia o Correio da Manhã.




As operadoras poderão até cruzar dados de clientes devedores, os quais enfrentarão medidas sancionatórias. Fonte da CNPD disse ao Correio da Manhã que o objectivo é o de levar uma operadora a recusar um cliente que tenha dívidas noutra rede.




A "lista negra" vai ser actualizada por uma empresa criada especialmente para o efeito, que terá ainda a missão de alertar os devedores para pagarem as contas em atraso se quiserem continuar a usar telemóvel.
Em média, são cancelados todos os anos, por falta de pagamento, mais de 200 mil cartões.


Notícias Relacionadas:

2007-11-26 - Operadores móveis alinhados no interesse de estratégia comum para Mobile TV