A TMN, a Vodafone e a Optimus vão receber, até ao final do mês, luz verde para a criação de listas de clientes devedores. O documento base está a ser preparado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados e depois será colocado à disposição das três operadoras para posterior actualização.
Esta é uma forma das operadoras se acautelarem contra o aumento progressivo das dívidas, que actualmente ascendem a dezenas de milhões de euros, o que obriga as empresas a fazerem provisões nas suas contas para combater estes débitos, notícia o Correio da Manhã.
As operadoras poderão até cruzar dados de clientes devedores, os quais enfrentarão medidas sancionatórias. Fonte da CNPD disse ao Correio da Manhã que o objectivo é o de levar uma operadora a recusar um cliente que tenha dívidas noutra rede.
A "lista negra" vai ser actualizada por uma empresa criada especialmente para o efeito, que terá ainda a missão de alertar os devedores para pagarem as contas em atraso se quiserem continuar a usar telemóvel.
Em média, são cancelados todos os anos, por falta de pagamento, mais de 200 mil cartões.
Notícias Relacionadas:
2007-11-26 - Operadores móveis alinhados no interesse de estratégia comum para Mobile TV
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários