AT&T, Vodafone, Nokia e Samsung estão entre o grupo de empresas ligadas às telecomunicações que anunciaram esta quinta-feira ter chegado a acordo quanto a um novo standard para a oferta de soluções de voz e texto compatíveis com a tecnologia Long Term Evolution (LTE).

Denominado OneVoice, o standard oferece um conjunto de especificações técnicas que as empresas do sector poderão utilizar nos seus serviços de voz e SMS de quarta geração móvel.

A nova norma vai utilizar uma funcionalidade já existente conhecida como IP Multimedia Subsystem (IMS) - estabelecida anteriormente pelo 3rd Generation Partnership Project (3GPP) relativamente às redes de terceira geração -, que define a forma como os dados, voz e outros conteúdos são fornecidos numa rede IP.

"Concluímos que a solução IP Multimedia Subsystem, conforme definido pelo 3GPP, é a abordagem mais adequada às expectativas dos consumidores", refere o grupo numa declaração conjunta, citada pela Cnet.

O grupo de empresas considera que a nova norma é uma forma de proporcionar interoperabilidade para os serviços de voz e SMS de banda larga. "O objectivo é fornecer às fabricantes e operadores de telecomunicações um perfil técnico adequado para que trabalhem entre si e poupem os clientes da difícil convivência entre tecnologias LTE diferentes e conflituosas".

Além dos participantes já mencionados, os proponentes do OneVoice incluem a Verizon, a Orange, Telefonica, TeliaSonera, Alcatel-Lucent, Ericsson, Nokia Siemens Networks e Sony Ericsson.