Em comunicado oficial ontem publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP comunicou que a Oni SGPS recebeu três propostas formais e individualizadas para a compra de uma parcela significativa de activos operacionais da OniWay. As propostas foram entregues pela Optimus, TMN e Vodafone, sendo que esta última se propõe ainda adquirir a totalidade das acções representativas do capital social da OniWay.



As propostas têm uma validade de cinco dias e podem por um ponto final na longa "estória" da tentativa de entrada no mercado do quarto operador móvel português, que detém uma licença de operação UMTS.



As notícias sobre a possibilidade dos três operadores móveis actualmente a operar na rede GSM, e que detêm igualmente licenças para o UMTS, adquirirem os activos da OniWay, corriam já na comunicação social há algum tempo, mas ainda na semana passada a EDP tinha confirmado ao mercado não existir nenhuma proposta formal.



No comunicado, a EDP explica que as propostas "encontram-se sujeitas à negociação e celebração dos respectivos contratos, cujos efeitos dependem da verificação de determinadas condições", não especificadas. Não são também indicados os detalhes de cada uma das propostas, quer em relação ao montante oferecido quer aos activos a adquirir.




Sem indicar um sentido provável de decisão, a EDP refere que "a ONI, os seus órgãos de gestão e seus respectivos accionistas, encontram-se a analisar as propostas apresentadas e uma vez tomada uma decisão sobre o assunto será imediatamente prestada a respectiva informação ao mercado". Recorde-se que havia sido também levantada a hipótese de um grande operador internacional adquirir os activos da OniWay – incluindo a licença - e suspender durante algum tempo a sua actividade.




A solução da aquisição dos activos por parte dos três operadores móveis minora os prejuízos acarretados pelos accionistas da OniWay no encerramento da empresa, enquanto resolve também um problema à concorrência que não será afectada pela entrada de um novo player no mercado. O maior accionista da OniWay é a Oni SGPS (com 68%), que por sua vez é controlada maioritariamente pela EDP. Contam-se ainda na lista a Telenor com 20%, a Iberdrola com 8%, a Media Capital com 3% e a Efacec com 1%.




Ainda ontem o Tribunal da Relação de Lisboa determinou que a Optimus poderá recorrer da decisão da Anacom em relação à obrigação da operadora do grupo Sonae.com em conceder interligação de rede à Oniway. Mas esta decisão perde agora importância perante a possibilidade do fecho da empresa.




Notícias Relacionadas:

2002-11-20 - Portugal Telecom confirma negociações para aquisição de activos da OniWay

2002-11-15 - EDP desmente proposta formal para aquisição dos activos da OniWay
2002-11-14 - Vodafone concede interligação à OniWay em 7 dias

2002-10-29 - Bruxelas não duplica para já procedimentos relativos à interligação na OniWay

2002-10-22 - Vodafone e Optimus processadas pela Anacom por recusa de interligação à OniWay

2002-10-08 - Optimus e Vodafone recorrem aos Tribunais para impedir interligação com OniWay

2002-09-26 - Anacom "determina" interligação obrigatória para a OniWay

2002-07-05 - OniWay apresenta queixa contra a Vodafone na Comissão Europeia