
Os operadores móveis nos Estados Unidos vão passar a bloquear remotamente a utilização de telemóveis que sejam reportados como roubados pelos seus legítimos proprietários, com base num sistema centralizado que vai ligar os fornecedores de serviços de rede e as autoridades nas várias regiões do país.
Assim, quando um cliente for assaltado e ficar sem o telemóvel e comunicar a situação às autoridades, a informação dá entrada numa base de dados central que vai permitir a notificação dos operadores. Estes enviam depois uma mensagem aos clientes, notificando que receberam a participação, e outra dirigida a quem se encontrar na posse do telemóvel, avisando que este foi roubado e que, por isso, será bloqueado, não podendo mais voltar a ser usado.
A medida, anunciada ontem ao final do dia pelo presidente da Comissão Federal das Comunicações (FCC), destina-se a evitar que os telefones sejam roubados para revenda - uma realidade que as autoridades no país têm visto crescer nos últimos tempos, com uma criminalidade violenta associada preocupante, relatam.
Os responsáveis esperam que a base de dados esteja operacional dentro de seis meses e a implementação do sistema aconteça durante os próximos 18 meses.
As principais cidades do país têm registado um aumento no número de crimes destinados a obter equipamentos para revenda, muitas vezes fora do país. De acordo com os números avançados pelos representantes da polícia que acompanharam o regulador das Comunicações na apresentação do novo sistema, atualmente o roubo de telemóveis encontra-se associado a 38% dos assaltos em Washington e a mais de 40% dos registados em Nova Iorque. Muitos deles envolvem violência e, em alguns casos, mortes, afirmou fonte da polícia, citado pela Associated Press.
Em Portugal também é possível pedir o bloqueio de equipamentos roubados, após participação à polícia do furto, com base no IMEI, um número único que identifica o aparelho. Porém, não existe um sistema central organizado para promover uma rápida resposta em casos de furto ou roubo dos terminais, é o cliente quem tem de apresentar queixa na polícia e dirigir-se depois ao operador presencialmente, com um documento comprovativo, para solicitar o bloqueio.
O sistema a implementar nos Estados Unidos conta agora com o apoio das principais operadoras móveis, responsáveis pelos serviços prestados a cerca de 90% do número total de utilizadores no país. Entre elas encontram-se, para já, a AT&T Inc., T-Mobile, Verizon, Sprint Nextel Corp. e Nex-Tech, mas um representante da associação da indústria CTIA-The Wireless Association, acredita que com a implementação do sistema outras se lhes juntarão.
Nota da Redação: A notícia foi corrigida na explicação do procedimento para bloqueio dos telemóveis roubados em Portugal.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários