Os principais operadores europeus criaram um grupo que pretende seguir de perto os principais fabricantes de sistemas operativos para telemóveis inteligentes. O objectivo deste grupo será avaliar as práticas das empresas que, como a Google ou a Apple, começam a dominar este mercado e garantir que não existem práticas desleais.



A notícia deste encontro de interesses, formalizado na criação de um grupo, é avançada pelo Financial Times, que cita fontes próximas ao processo para garantir que representantes da Vodafone, Telefónica, Telecom Itália, France Telecom e Deutsche Telekom se sentaram à mesma mesa em Outubro para debater a questão.



As empresas antecipam que o mercado pode evoluir para um duopólio, controlado pela Apple, dona do iOS e pela Google, que coordena o desenvolvimento do Android.



As preocupações em torno do futuro dos smartphones e do mercado de sistemas operativos móveis terão aliás sido já comunicadas à Comissão Europeia, numa carta que resultou do encontro e que, segundo o FT, não se referiu concretamente às marcas norte-americanas. Na carta, o segmento dos smartphones foi considerado pelas empresas como de grande relevo.



Segundo a mesma fonte, o grupo criado pelos operadores terá como objectivo avaliar o desenvolvimento do mercado e produzir relatórios que poderão ter também como destino a Comissão Europeia. Alegadamente o grupo ainda não terá detectado quaisquer práticas desleais, assegurou uma das fontes do FT.