A Optimus e a TMN anunciaram hoje ter chegado a acordo sobre as condições de interligação para a realização de vídeochamadas entre as duas redes móveis. O acordo permite que os clientes de terceira geração das duas operadoras possam comunicar entre si.



Com o acordo os clientes TMN passam a poder efectuar chamadas de vídeo para qualquer rede móvel nacional, uma vez que já havia sido definido o acordo de interligação com a Vodafone. Pelo contrário, os clientes 3G da Optimus e da Vodafone não poderão comunicar entre si através desta tecnologia já que os acordos de interligação não estão finalizados



Em comunicado a Optimus explica que "ainda não foram reunidas as condições para a abertura do serviço com a Vodafone", embora as duas empresas estejam a trabalhar "com o objectivo de resolver as questões pendentes e disponibilizar o serviço tão breve quanto possível". Da mesma forma o Gabinete de Comunicação da Vodafone explicou ao TeK que o acordo entre as duas empresas está em fase de finalização.



O UMTS foi lançado em diferentes alturas pelos três operadores nos últimos meses do primeiro semestre com uma aposta clara na vídeochamada, patente em todos os esforços de marketing e comunicação das três entidades licenciadas para fornecer o serviço.



Actualmente as três têm em curso períodos promocionais em que é possível aceder ao serviço com preços idênticos aos de uma chamada de voz normal. No caso da TMN a operadora especifica que os preços por minuto de uma vídeochamada para Optimus ou Vodafone é de 39 cêntimos até final do ano.



Notícias Relacionadas:

2004-06-02 - Optimus garante cobertura UMTS a 41 por cento da população até final do ano

2004-05-04 - Vodafone lança serviço de videochamada em 3G e oferece descontos na compra de 2 terminais

2004-04-19 - TMN lança UMTS e anuncia cobertura alargada para Euro 2004