A Vodafone deu o primeiro passo. Na última sexta-feira a TMN seguiu-lhe as pisadas e hoje é a vez da Optimus. As três operadoras desceram a mensalidade do pacote básico de acesso à Internet no PC usando a rede móvel. Nos três casos a mensalidade de 22,87 euros foi substituída por uma mensalidade de 14,90 euros.



Outro ponto comum é o anúncio que as três empresas fazem de tráfego ilimitado para o pacote, que na verdade tem um limite de 1 GB mensal se o utilizador quiser manter a velocidade de navegação (1 Mbps), uma vez que passando o limite é travado até aos 128 Kbps.



No pacote acima da oferta de entrada, referente aos 2 Mbps, o preço da subscrição mensal passa para os 19,90 euros e o limite de tráfego para manter a velocidade contratada aumenta até aos 2 GB.



A oferta da Optimus fica completa com mais três pacotes de comunicações de dados, dois dos quais de facto sem limites de tráfego e velocidades de 7,2 e 21,6 Mbps. A oferta da TMN é igual em número de opções, preços e velocidades.



A Vodafone reformulou a oferta de forma diferente e ficou-se por quatro opções. A proposta de entrada é igual à dos concorrentes. A segunda oferta mais barata tem uma mensalidade de 24,9 euros e atira o limite de tráfego à velocidade contratada para os 3 GB.



Nas ofertas Best Net Max e Best Net Top, as duas mais caras, volta a alinhar com a concorrência nos preços e na política de tráfego ilimitado sem condicionantes.