(2ª Atualização) A operadora do grupo Sonaecom é a última a anunciar a sua oferta de serviços para a quarta geração móvel, três dias depois da Anacom entregar as licenças que foram adquiridas em leilão. Mas este compasso de espera serviu também para a diferenciação da oferta e a Optimus garantiu que é a primeira a colocar nas lojas um smartphone com 4G e um tarifário específico que inclui voz. Só que o TeK confirmou que os equipamentos ainda não estão mesmo à venda.

Nos pacotes de dados não há surpresas: a Optimus fez como a Vodafone e a PT e lançou duas ofertas de dados, o Kanguru 4G a 50 Mbps e outra a 100 Mbps. Os preços são os mesmos, de 49,99 e 59,99 euros, mas é garantido um desconto na mensalidade durante dois anos que faz com que os novos utilizadores paguem apenas 24,90 ou 29,90 euros por mês, caso optem pela velocidade de 50 ou 100 Mbps.

A estratégia de desconto é igual à anunciada pela Vodafone na segunda feira, com o lançamento do serviço, e adoptada também pela TMN, onde imperam descontos de 50% na mensalidade que se estendem à aquisição da pen 4G.

[caption]Samsung Galaxy S II LTE[/caption]
Tal como a PT, a Optimus também não se limitou ao lançamento de uma pen USB e juntou ao "pacote 4G" o smartphone Samsung Galaxy S II LTE, com um preço de venda a público de 649,9 euros. A empresa garante que este fica disponível já hoje nas lojas (uma informação que não se confirmou verdadeira).

A operadora já tem um plano tarifário especial para este smartphone, diferenciando-se dos pacotes apresentados pela TMN e a Vodafone, ainda só limitados a dados. O tarifário Smart 4G inclui tráfego de dados a 5 GB e comunicações de voz e SMS gratuitos para a rede Optimus e rede fixa e tem uma mensalidade de 52,4 euros na versão Smart 30 4G e de 84,8 euros na versão Smart 60 4G.

Com a adesão a estes tarifários os clientes têm acesso à compra do Galaxy S II LTE a preços mais reduzidos, de 199,9 ou 399,9 euros, no caso de optarem pelo Smart 60 4G ou Smart 30 4G.

A Optimus vai ter também um tablet 4G, o Galaxy tab da Samsung, mas que só estará à venda no próximo mês, por um preço não divulgado.

[caption]pen usb[/caption]
Para os clientes 3G a Optimus garante a troca da pen de ligação de banda larga móvel a quem quiser migrar para os serviços 4G. Em comunicado a operadora lembra também que tem já um serviço multi-cartões que foi lançado em 2011 e que permite aos clientes usar a banda larga em vários equipamentos. Este será também estendido ao 4G, por um pagamento adicional de 7,5 euros.

Para já o serviço de quarta geração da Optimus está disponível em Lisboa, Porto e todas as capitais de distrito, mas até ao final do ano a empresa quer garantir a cobertura de 80% da população, afirmou Miguel Almeida, CEO da Optimus, em conferência de imprensa.

Sem adiantar números muito concretos, o responsável pela operadora adiantou aos jornalistas que a empresa espera ter "alguns milhares de clientes 4G nos próximos meses".

Recorde-se que o leilão para a quarta geração móvel decorreu em novembro, com a Optimus, TMN e Vodafone a garantirem licenças de operação para a quarta geração, investindo 372 milhões de euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação obtida na conferência de imprensa que decorreu esta manhã.
Foi adicionada mais informação ao lead da notícia.
[2012-03-16 13:20] A notícia foi atualizada com a informação de que afinal os smartphones Galaxy S II LTE ainda não estão à venda.