A Optimus anunciou ter concluído a realização de testes à tecnologia HSPA+ Dual Carrier, com sucesso. A experiência permitiu atingir velocidades máximas de acesso à Internet na sua rede de terceira geração de 41.4 Mbps no download. A velocidade média atingida durante os testes fixou-se nos 39,7 Mbps.



Em comunicado, a empresa sublinha que os testes, realizados tirando partido da infra-estrutura HSPA+ já implementada na rede, permitiram atingir velocidades próximas do limite da tecnologia.



Os testes foram desenvolvidos em parceria com a Huawei Technologies, numa plataforma implementada na rede Optimus, conforme detalha a empresa em comunicado.



Recorde-se que no final do mês passado também a Vodafone apresentou à imprensa os resultados de testes à mesma tecnologia. De acordo com os dados apresentados pela empresa na altura, os testes permitiram atingir velocidades médias de 37,8 Mbps e uma velocidade máxima de 40,9 Mbps, valores relativos ao download.



Actualmente a velocidade comercial máxima das tecnologias de acesso à Internet, via rede móvel, é de 21,6 Mbps nos três operadores.



Nenhuma das duas empresas avançou com uma data para a comercialização das novas ofertas, que requerem novo hardware que só deverá estar disponível no final do ano.



Já durante o ano passado as operadores móveis mostraram testes de uma combinação das tecnologias HSPA e Mimo que permitia elevar até a um máximo de 28,8 Mbps a velocidade de download dos serviços móveis de dados, tecnologia que também ainda não está disponível comercialmente.