Já é conhecida a lista relativa a 2010 dos telemóveis que maior nível de radiação emite quando está em funcionamento. Na liderança do top, pela negativa, estão alguns dos equipamentos mais populares dos últimos tempos. Motorola Droid, Blackberry Bold 9700, Nexus One HTC Magic e LG Chocolate Touch encabeçam a lista preparada anualmente pelo Environmental Working Group (EWG).



A organização americana reúne os modelos mais populares, de acordo com a informação disponibilizada em estudos e na imprensa especializada e coloca-os em análise por especialistas. Estes avaliam o nível de radiações electromagnéticas (não-ionizantes) produzidas pelos equipamentos quando estes estão em utilização e comparam-nos com os níveis definidos pela Federal Communications Commission (FCC) como aceitáveis.



Na análise que acaba de ser divulgada e que está disponível online, estão entre as melhores posições - nos mais de mil equipamentos analisados - vários dispositivos comercializados em Portugal (outros estão apenas disponíveis nos Estados Unidos). Entre eles o Blackberry Storm ou o Samsung Omnia II.



A informação sobre os níveis de radiação emitidos pelos equipamentos não é de publicação obrigatória mas para alguns especialistas, nomeadamente os que realizaram este estudo, este deve no entanto ser um critério em linha de conta na escolha de um equipamento.



Os vários estudos realizados sobre o assunto não são conclusivos e apontam em direcções divergentes relativamente aos possíveis impactos para a saúde das radiações emitidas para os telemóveis.



Ficam os dados da EWG para quem pretende avaliar melhor o assunto. À esquerda a lista dos 10 telemóveis que demonstraram menores níveis de emissão de radiações e à direita os 15 piores classificados. Os valores variam entre 0.3 e 1.6, limite legal nos Estados Unidos, e são apresentados em watts por quilograma ou peso corporal, índice que significa o nível de radiação absorvido pelo corpo quando o telefone está a ser usado.

[caption]Nome da imagem[/caption]