A empresa do sector electrónico Royal Philips Electronics e a fabricante de tecnologia digital para ambientes domésticos Pace Micro Technology acabam de firmar um acordo para o fornecimento de conteúdos wireless para televisão digital. A solução utilizará o standard sem-fios 802.11b para distribuição a baixo custo de múltiplas sequências vídeo através da rede sem fios doméstica. Para além deste standard, as empresas vão tentar avaliar a utilização de outras tecnologias de ligação.



De acordo com informações disponibilizadas em comunicado que cita o estudo da consultora ABI "Home Networking Equipment - A Practical Assessment of Technologies and Changing Market Dynamics", o mercado mundial de rede doméstica "sem-fios adicionais" deverá crescer para os 2,4 mil milhões de dólares (2,6 mil milhões de euros) em 2006.



Perante esta perspectiva de crescimento – confirmada pelo Yankee Group que prevê que 12,4 milhões de lares nos Estados Unidos irão adoptar qualquer tipo de rede doméstica já no próximo ano – as empresas apostam agora no desenvolvimento tecnológico desta área. Para Indro Mukerjee, vice-presidente executivo e director geral de Marketing e Vendas da Philips Semiconductors, o próximo passo poderá ser a evolução de uma set-top-box digital a ser utilizada em redes domésticas.



Juntas, a Pace e Philips, vão fornecer aquele que denominam do primeiro servidor de home media concebido para uma comercialização massiva da indústria de cabo.



A Pace vai assim disponibilizar a sua solução Pace Home Media Center – PHMC, que utiliza o gateway digital como portal para comunicações interactivas e distribuição de conteúdos. Os equipamentos electrónicos vão poder ligar-se entre si recorrendo ao sistema de ligação por fios existentes, ou ao sistema wireless via 802.11b.



A PHMC proporciona também a ligação com o exterior através de qualquer plataforma digital de duas vias, suporta a visualização simultânea em múltiplos ecrãs, capacidades de gravação vídeo pessoal em rede, navegação Internet, descodificação e outras aplicações em múltiplos formatos.



Por seu lado a Philips vai disponibilizar o Home Entertainment Engine – HEE –
baseado em tecnologia Nexperia, desenvolvido para utilização em set-top-boxes avançadas, sistemas digitais para consumo e aplicações de rede.



Notícias Relacionadas:

2002-05-07 - Microsoft introduz guia electrónico de programação para TV interactiva

2002-01-22 - Televisão interactiva deverá ter 33 milhões de utilizadores em 2005

2001-01-23 - Microsoft e Motorola unem-se para desenvolver TV interactiva

2001-12-04 - UPC poderá abandonar software da Microsoft para TV interactiva

2001-12-04 - TV Cabo quer conteúdos Web na Televisão interactiva

2001-08-29 - Utilização da televisão interactiva vai generalizar-se na Europa

2001-08-21 - Cap Gemini indica condições de sucesso para a televisão interactiva

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.