A tecnologia Wi-Fi é uma das apostas da cidade de Paris que quer ser uma das capitais mais conectadas do mundo até 2007. No próximo ano a Câmara Municipal pretende ter a funcionar 400 pontos de acesso gratuitos, a par com serviços comerciais de ISPs.

O presidente da câmara adiantou ainda, segundo uma notícia da agência Reuters, que vai reduzir as taxas cobradas a empresas para a instalação de cabos de fibra óptica com o propósito de ter 80 por cento de todos os edifícios da cidade ligados em rede de alta velocidade até 2010.

A redução das taxas de licenciamento será de 25 por cento na utilização da rede de esgotos para passagem destes cabos, podendo chegar a 90 por cento para os 400 metros necessários para ligar os edifícios à rede já instalada.

"Vamos agir rápida e firmemente... para criar as condições mais favoráveis para Paris. [...] Esta é uma ferramenta decisiva na concorrência internacional e por isso importante para a cidade", afirmou Bertrand Delanoe, presidente da câmara de Paris, numa conferência de imprensa realizada ontem, cita a Reuters.

Actualmente 60 por cento das casas em Paris têm ligação de banda larga, mas o objectivo é agora alargar este número, dando um passo em frente, avançou o presidente da câmara.

Os pontos de acesso Wi-Fi gratuitos vão ser instalados em parques, praças, bibliotecas e áreas públicas e serão instalados por empresas privadas num concurso que será aberto no início de 2007.

Várias cidades do mundo estão a desenvolver planos para garantir cobertura total de redes de dados sem fios, facilitando o acesso dos cidadãos e empresas a custos mais baixos. Lisboa é uma das cidades com este objectivo, que foi traçado recentemente pelo presidente da câmara, Carmona Rodrigues.

Notícias Relacionadas:

2006-06-05 - Câmara de Lisboa promove Internet sem fios em cinco jardins

2004-11-08 - Taipé estende cobertura de rede Wi-Fi a toda a cidade

2004-10-19 - Barcelona desliga rede Wi-Fi municipal

2003-11-10 - Parque Expo inicia projecto Wi-Fi no Parque das Nações

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.