
Os telemóveis da LG, da RIM, da Samsung e da Sharp vão passar a suportar as especificações desenvolvidas pelo Joint Innovation Lab (JIL) a partir de 2010.
Apesar de já terem sido lançados telemóveis compatíveis com as especificações do JIL em alguns países europeus e na China, esta é a primeira vez que as principais fabricantes se comprometem com o middleware.
"A decisão da LG, RIM, Samsung e Sharp de incluirem as especificações do JIL nos seus futuros planos de produtos é uma prova do tremendo potencial que a plataforma oferece, tanto para os programadores como para os clientes", afirmou Peters Suh, CEO da JIL, citado pela Reuters.
O JIL é uma joint venture formada pela China Mobile, o Softbank, a Verizon Wireless e a Vodafone, que foi constituída em 2008 para promover o desenvolvimento de novas tecnologias, aplicações e serviços móveis.
O seu principal objectivo tem sido desenvolver uma plataforma global única para encorajar a criação de widgets para telemóveis, independentemente do sistema operativo.
O consórcio já desenvolveu um SDK, um pacote de ferramentas para programadores, que ainda está em beta. Pretende lançar também um repositório online, assim como mecanismos de distribuição e pagamento para assegurar que os programadores podem distribuir os seus produtos em mais de 70 países cobertos pelos parceiros do JIL.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários