Os telemóveis da LG, da RIM, da Samsung e da Sharp vão passar a suportar as especificações desenvolvidas pelo Joint Innovation Lab (JIL) a partir de 2010.

Apesar de já terem sido lançados telemóveis compatíveis com as especificações do JIL em alguns países europeus e na China, esta é a primeira vez que as principais fabricantes se comprometem com o middleware.

"A decisão da LG, RIM, Samsung e Sharp de incluirem as especificações do JIL nos seus futuros planos de produtos é uma prova do tremendo potencial que a plataforma oferece, tanto para os programadores como para os clientes", afirmou Peters Suh, CEO da JIL, citado pela Reuters.

O JIL é uma joint venture formada pela China Mobile, o Softbank, a Verizon Wireless e a Vodafone, que foi constituída em 2008 para promover o desenvolvimento de novas tecnologias, aplicações e serviços móveis.

O seu principal objectivo tem sido desenvolver uma plataforma global única para encorajar a criação de widgets para telemóveis, independentemente do sistema operativo.

O consórcio já desenvolveu um SDK, um pacote de ferramentas para programadores, que ainda está em beta. Pretende lançar também um repositório online, assim como mecanismos de distribuição e pagamento para assegurar que os programadores podem distribuir os seus produtos em mais de 70 países cobertos pelos parceiros do JIL.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.