A participação da Fundação LiMo na edição 2008 do Mobile World Congress colocou a organização nas páginas de actualidade da tecnologia, graças ao detalhe de novos pormenores sobre a plataforma Linux que tem vindo a desenvolver para os telemóveis - já usada em alguns equipamentos - e o anúncio de um rool de telefones que a breve prazo chegou ao mercado com este software.



Foi no evento que anunciou o lançamento de 18 equipamentos móveis de sete fabricantes suportados na sua plataforma aberta, que pretende unir os esforços dos operadores interessados numa oferta suportada em Linux.



O LiMo já integra alguns equipamentos da Motorola (como o Razr2 e o Motorokr) e dá também suporte a alguns telemóveis da japonesa NTT DoCoMo. Vai agora chegar a um leque mais abrangente de equipamentos, o que o torna um potencial concorrente de outra sensação da feira, o Android da Google.



Embora a primeira versão da plataforma só esteja a ser anunciada em Barcelona o LiMo "usa tecnologia que as suas empresas fundadoras vinham desenvolvendo há dois ou três anos e por isso pode dizer-se que estas já têm no mercado telefones LiMo", explica Morgan Gillis, director executivo da fundação. Mesmo assim, garante o responsável, só agora está a ser apresentada oficialmente a Release One do Limo que até final do primeiro trimestre chegará, pelo menos, a quase duas dezenas de telemóveis.



Entre as fabricantes com lançamentos previstos para breve estão a NEC, a Samsung, a Motorola ou a NTT DoCoMo.



Fundada em Janeiro de 2007 a fundação LiMo, que se descreve como um consórcio de lideres da industria móvel, garante que é a segurança e a robustez da sua plataforma que estão a gerar o interesse da indústria no produto e já garantem um amplo suporte.



Integram esta fundação Motorola, NEC, NTT DoCoMo, Panasonic Mobile Communications, Samsung Electronics e Vodafone. Na feira de Barcelona foram anunciados dois novos apoios. Da Orange e da ACCESS.

Na feira de Barcelona também foram mostrados protótipos dos primeiros equipamentos com a outra plataforma Linux que se posiciona no mercado para competir com as soluções proprietárias, o Android.
Texas Instruments, ARM Holdings, Qualcomm, NEC, Marvell e ST Microelectronics mostraram ou anunciaram equipamentos baseados neste software.


Notícias Relacionadas:

2007-11-13 - Google abre concurso de aplicações para o Android

2007-01-26 - Fabricantes e operadoras promovem adopção de sistemas abertos para telemóveis baseados em Linux