O número e a sofisticação dos ataques informáticos continua a crescer e a pandemia da COVID-19 só serviu para intensificar o ritmo com que os hackers tentam obter dados dos utilizadores. Um relatório do Centro Nacional de Cibersegurança mostra que 31% dos incidentes registados em Portugal correspondem a phishing e estes ataques que chegam por email são muitas vezes um veículo de disseminação de malware, atacando as vítimas de forma mais discreta e silenciosa, colocando os equipamentos infetados ao serviço de atividades criminosas, como a mineração de criptomoedas, o furto de identidade, ou a participação em ataques DDoS.

A garantia da segurança das comunicações é um dos passos mais importantes para proteger e a utilização de uma VPN está no topo das recomendações dos especialistas, mantendo a navegação online segura e privada, encriptando a ligação e ocultando o endereço IP, o que permite aceder com segurança aos conteúdos. Uma boa comparação é com a criação de um túnel seguro, por onde passam os dados que transfere na sua comunicação online e consulta de websites e serviços de streaming.

Esta proteção é importante para qualquer utilizador individual, mas também para os profissionais. Com as obrigações de trabalho à distância, muitos utilizadores passaram a trabalhar a partir de casa, acedendo a aplicações e ficheiros na cloud, em ligações abertas e sem proteção. Isso faz com que a própria empresa fique vulnerável, permitindo que hackers possam conseguir novas formas de aceder aos servidores e serviços, roubando informação e infetando os computadores. As ligações seguras, através de uma VPN, devem fazer parte do equipamento obrigatório.

Com a NordVPN todos os seus dados de comunicação online permanecem seguros, guardados por um muro de encriptação com tecnologia de última geração, protegendo os emails de trabalho, passwords de acesso a aplicações, conversas privadas e dados bancários online. O algoritmo utilizado é o AES-256, um dos melhores algoritmos de encriptação, com elevada dificuldade de ser quebrado porque o número de combinações possíveis é tão elevado que demoraria milhões de anos a descodificar.

Mesmo que ache que não tem nada a esconder, ou que a informação a que acede online e os ficheiros que recebe e envia não são importantes, não se esqueça que muitas vezes é só preciso abrir um pouco a janela para que os hackers consigam entrar nos seus equipamentos, sejam computadores, smartphones ou tablets, partindo daí depois para outros dispositivos ou servidores que estão ligados às mesmas redes.

Navegar anónimo e sem perder a velocidade

A proteção das comunicações garantida por uma VPN traz mais paz de espírito, seja quando está a usar redes P2P ou a aceder a serviços de streaming, anonimizando o seu rasto online e protegendo o seu endereço IP. A NordVPN tem uma política de zero registos, não monitorizando nem recolhendo dados privados, uma garantia que nem todos os serviços de VPN oferecem, sobretudo os gratuitos.

Outra das vantagens é a velocidade. Alguns serviços de VPN sacrificam a rapidez das ligações para aumentar a segurança, mas a NordVPN garante que não precisa de fazer essa escolha. Com mais de 5.400 servidores em 59 países, assegura uma experiência rápida e estável virtualmente em qualquer lado. O que pode ser uma vantagem adicional no acesso a serviços de streaming ou de P2P que podem ser limitados pelos ISPs de alguns países, que criam estrangulamentos e limitações de largura de banda.

E a proteção é alargada a 6 equipamentos, com a mesma proteção online avançada nos PCs, portáteis, smartphones, tablets ou o seu router doméstico. Uma única conta da NordVPN permite-lhe manter até 6 ligações em simultâneo.

Instalação fácil e “sem tecnicismos”

Instalar a NordVPN é muito fácil através de software que também ajuda à configuração. É quase como instalar um jogo, ou uma aplicação para ver vídeos. Basta instalar, introduzir os dados de acesso da sua conta de utilizador e recebe as instruções para completar todos os passos, com as opções a escolher. Se tiver problemas com a ligação pode contar com o apoio online, ligado 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Os utilizadores mais avançados podem ainda fazer a sua configuração à medida, ligando e desligando algumas características, como o Kill Switch que evita que continue a navegar sem proteção no caso da ligação VPN se desligar.

Quando faz a ligação a NordVPN liga-se automaticamente ao melhor servidor disponível, mas a qualquer momento pode também escolher um dos países e servidores e selecionar qual aquele a que se quer ligar.

A NordVPN tem vários modelos de subscrição e durante um período limitado é possível garantir três meses grátis se fizer uma subscrição da NordVPN.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.