A República Checa oferece a melhor experiência de streaming de vídeo de todo o mundo, ou pelo menos no conjunto de 69 países analisados pela OpenSignal. Lidera o ranking com 68,52 pontos, mas não alcança uma utilização que a analista classificaria como “excelente”, que acontece a partir dos 75 pontos, até aos 100.

Hungria e Noruega, nesta ordem, completam o pódio, enquanto a Bélgica, Emirados Árabes, Singapura, Países Baixos, Dinamarca, Áustria, Suíça e Eslováquia perfazem o conjunto de países com uma pontuação acima dos 65, e desta forma, rotulados como oferecendo uma experiência de mobile video “muito boa”.

Portugal, com uma média de 60,73 pontos, está em 23º e no grupo daqueles que oferecem uma experiência de utilização considerada “boa”, do qual também fazem parte Suécia, Espanha ou Croácia, uns lugares acima, ou Finlândia, Japão e Alemanha, abaixo.

Os resultados também servem para mostrar que nem sempre as redes móveis mais avançadas do mundo são aquelas que melhor experiência de utilização vídeo oferecem.

tek graf open sgnal video streaming

A Coreia do Sul é apresentada como o país com a melhor rede móvel do mundo, com a média de ligações a alcançarem os 45,58Mbps, o dobro do registado nos Estados Unidos, por exemplo. Mas no que diz respeito streaming mobile está na 16ª posição do ranking.

Pode ver o estudo completo aqui.