Em comunicado enviado ontem, 19 de Novembro ao final do dia, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Portugal Telecom SGPS confirmou que se encontra em fase de negociações "com um grande accionista da Oniway" para a compra dos activos da empresa de comunicações móveis. A hipótese dos três operadores móveis portugueses comprarem os activos da OniWay aliviando os accionistas do encargo de encerramento das operações tem vindo a ser noticiada por vários órgãos de comunicação mas sem confirmação oficial ao mercado até à data.


Ontem, durante uma conferência de imprensa, o presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa, terá confirmado aos jornalistas que a aquisição será realizada no curto prazo e que estão a ser apurados detalhes de natureza jurídica, segundo uma notícia publicada no Negócios. A iminência do negócio tinha já sido confirmada por António Carrapatoso, da Vodafone Telecel esta semana.


Já hoje o Diário de Notícias avança com a informação de que o "dossier do crédito fiscal" está em análise na Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais e da decisão do secretário de Estado depende o valor do negócio. O mesmo jornal indica que o valor da venda da OniWay aos três operadores móveis irá oscilar entre 190 milhões e 210 milhões de euros, o que já inclui o crédito fiscal.



Citando uma "fonte empresarial", o DN indica que este montante é repartido "por 100 milhões de euros respeitantes à licença de terceira geração de telemóveis UMTS - Universal Mobile Telecommunications System, 50 milhões para activos e entre 40 milhões a 60 milhões de euros de crédito fiscal".


Recorde-se que a partir de hoje a OniWay deverá poder estabelecer a interligação da sua rede com a Vodafone Telecel depois da empresa liderada por António Carrapatoso ter acedido na semana passada à imposição da Anacom. Também esta semana a OniWay deverá decidir se quer repetir o seu pedido de esclarecimentos junto da Direcção-geral da Concorrência da Comissão Europeia (veja Notícias Relacionadas).

Notícias Relacionadas:

2002-11-15 - EDP desmente proposta formal para aquisição dos activos da OniWay
2002-11-14 - Vodafone concede interligação à OniWay em 7 dias

2002-10-29 - Bruxelas não duplica para já procedimentos relativos à interligação na OniWay

2002-10-22 - Vodafone e Optimus processadas pela Anacom por recusa de interligação à OniWay

2002-10-08 - Optimus e Vodafone recorrem aos Tribunais para impedir interligação com OniWay

2002-09-26 - Anacom "determina" interligação obrigatória para a OniWay

2002-07-05 - OniWay apresenta queixa contra a Vodafone na Comissão Europeia