Portugal é o país da Europa com a maior plataforma de teste de redes de comunicação entre automóveis, refere esta semana a 1ª Newsletter da Coordenação do Forum da Internet para o Futuro.

A distinção ficou a dever-se à rede que liga 500 táxis da cidade do Porto, desenvolvida no âmbito do projecto Drive-In, explica a UMIC, em comunicado.

No artigo intitulado "Carros que Falam: O Futuro de Sistemas Inteligentes de Transporte", o projecto, ainda em fase inicial, é apontado como "um exemplo prático dos benefícios sociais e económicos que podem advir dos sistemas de transporte inteligentes".

A iniciativa insere-se no Programa Carnegie Mellon - Portugal, envolvendo investigadores das universidades do Porto e de Aveiro, do Laboratório Associado Instituto de Telecomunicações, e das empresas NDrive e Geolink, bem como o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres e a cooperativo RadiTaxis.

Os 500 táxis encontram-se equipados com um protótipo que permite que os investigadores recolham e testem a transferência, em tempo real, de informação sobre o trânsito, com o objectivo de melhorar a segurança e eficiência na circulação automóvel.

Esta rede poderá depois ser usada também para testar sistemas de ultrapassagem inteligente, ou de detecção de veículos considerados suspeitos pelas autoridades, por exemplo. Outra das possibilidades é o desenvolvimento de semáforos virtuais a instalar dentro dos veículos.