Uma solução desenvolvida por um investigador português promete melhorar a qualidade das telecomunicações, assegurando a "ausência de falhas quando se assiste a um programa de televisão, durante uma conversação ao telemóvel ou quando se navega na Internet", anunciou a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Trata-se de uma aplicação para uma nova geração de sistemas de detecção de erros em transmissão intensiva de dados, que se apresenta como uma "solução flexível e de baixo custo", que poderá ser aplicada a dispositivos como as caixas descodificadoras de televisão por cabo e satélite, exemplifica a instituição em comunicado.

O projecto, desenvolvido durante quatro anos pelo investigador Gabriel Falcão Fernandes, propunha "a transformação de uma placa gráfica (GPU), usada para visualizar jogos no computador, numa solução capaz de resolver problemas computacionais muito intensivos", explica a nota à imprensa.

A grande inovação "está no facto de dispensar hardware dedicado como acontece nos sistemas actuais, o que faz baixar o custo do equipamento e aumenta a qualidade e eficiência da comunicação", advoga o cientista.

A tecnologia também apresenta "grande potencial de aplicação" na área da Medicina e da indústria automóvel, acrescentou a FCTUC. No campo médico poderá ser integrada em sistemas de endoscopia e cirurgia artroscópica e no que respeita aos automóveis prevê-se que, "brevemente" possa ser usada na detecção automática de peões e limites de velocidade.

A investigação foi recentemente premiada no âmbito do Fraunhofer Portugal Challenge 2010. No concurso de ideias, promovido pela associação europeia para a investigação dirigida ao mercado, Fraunhofer AICOS, arrecadou o segundo lugar na categoria doutoramento.