A maioria dos portugueses possui telemóvel com funcionalidades de mensagens multimédia e de máquina fotográfica, mas são poucos aqueles que usam o MMS como forma regular de comunicação. O preço é apontado como o principal factor de desincentivo, revela o SMS Report 2005, um estudo conduzido pela Multidados, em parceria com a Mobile Soft Systems, onde 20,6 por cento dos inquiridos também indicou ter telemóvel de terceira geração.



O relatório revela que de todos os inquiridos que possuem telemóvel, 64,1 por cento tem máquina fotográfica e capacidades MMS ao seu dispôr, mas apenas 6,3 por cento usa a tecnologia. A grande maioria dos utilizadores (77,1%) considera o preço dos MMS caro. Para 9,5 por cento o preço não tem importância e 7,1 por cento diz que é barato.



O SMS continua a ser um meio preferencial de comunicação para quem possui telemóvel, com 71,7 dos inquiridos a responder recorrer às mensagens de texto de forma regular. Os valores são contudo mais baixos do que os registados no ano passado (91%).



Deixar de ler uma mensagem de texto recebida por telemóvel continua a não ser um hábito nacional, embora este ano o número de portugueses que afirmaram ler todos os SMS que recebem ter diminuído ligeiramente, passando dos 98 por cento registados no ano passado, para os 96,3 actuais. Quanto à leitura dos MMS recebidos, 72,6 por cento do total afirmou ler todas as mensagens deste género recebidas.



O relatório SMS deste ano revela ainda que 77,4 por cento dos portugueses costuma enviar votos de Boas Festas e Ano Novo. Destes, 74,2 por cento enviam os seus votos de boas festas por SMS, 15 por cento por email, 5,8 por cento utilizam o método tradicional (papel) e 2,8 por cento enviam os seus votos por MMS.



Perto de 50 por cento dos utilizadores envia em média entre 10 e 20 mensagens SMS nesta altura festiva. Perto de 25 por cento dos inquiridos diz enviar entre uma a cinco mensagens MMS, enquanto 61,5 por cento responde não utilizar esta forma de comunicação nesta altura do ano.



Segundo o estudo, as mulheres enviam mais votos do Boas Festas por SMS que os homens, no entanto, os homens enviam mais votos de Boas Festas por MMS que as mulheres.



Os dados deste inquérito foram recolhidos online entre os dias 16 e 20 de Dezembro, a 1.342 utilizadores da Internet, dos quais 59,9 por cento do sexo feminino, 49,1 por cento entre os 26 e os 44 anos, 21,8 por cento quadros superiores/médios e 32,8 por cento de Lisboa, informa a Multidados.



Notícias Relacionadas:
2004-12-23 - SMS preferido por mais de 90% dos internautas portugueses como meio regular de comunicação