Não são só os preços das chamadas de telemóvel que vão aumentar com a passagem de ano. Aqueles que utilizam a rede fixa para fazer telefonemas também devem estar preparados para ver a fatura subir em janeiro.

Depois dos tarifários anunciados em novembro pela TMN, Optimus e Vodafone, é a vez da PT Comunicações revelar as taxas que vai cobrar a partir de dia 1.

Os aumentos rondam os 4,6%, se olharmos aos preços cobrados pelas chamadas feitas entre números fixos, durante os dias de semana - o chamado "horário normal", entre as 9h00 e as 21h00 dos dias úteis.

O minuto passa assim a ser taxado a 4 cêntimos - 0,0391 euros ao invés dos 0,0374 cobrados atualmente -, depois do impulso inicial de 60 segundos que se mantém inalterado, continuando por isso a custar 9 cêntimos (0,0861 euros).

As chamadas feitas ao fim de semana e os telefonemas durante a noite (entre as 21h e as 09h) continuam a ser gratuitos, revela a nova tabela de preços publicada pela Portugal Telecom no seu site.

[caption]captura de imagem[/caption]

Os restantes operadores com serviços classificados como de voz fixa ainda não apresentaram as alterações previstas para as tabelas de preços. Contactada pelo TeK, fonte oficial da Optimus avançou apenas que prevê "actualização nos preços dos seus produtos e serviços em linha com a inflação prevista para 2012".

O aumento de preços apresentado pela PT fica acima da subida média de 3,1% anunciada pelos operadores móveis, que justificaram a alteração com o ajustamento à taxa da inflação. Recorde-se porém, que as comunicações móveis já tinham subido 2,2% no início deste ano.

Nota da Redação:>/b> Notícia atualizada com as declarações da Optimus e o quadro com os novos preços da PT.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico