As três operadoras móveis vão voltar a actualizar os tarifários a partir de Janeiro, numa subida de 3,1%, em média, escreve hoje o Jornal de Negócios. O ajustamento à taxa da inflação é a justificação apresentada pelas empresas, que já tinham aumentado os preços em 2,2% no início deste ano, uma subida que foi depois agravada com o aumento do IVA de 21 para 23%.
O Jornal cita a Anacom para indicar que, com os dois aumentos de 2011 os preços acabaram por subir 3,9%, quando em 2009 os aumentos tinham rondado os 2,5% apesar da inflação negativa de 0,8%.
A data de introdução dos novos tarifários difere entre operadores, com a Optimus a aplicar os novos preços mais cedo, logo a 1 de Janeiro, enquanto a TMN só o faz a partir de dia 2 e a Vodafone deixa a mudança para 10 de Janeiro.
A TMN e a Vodafone já estão a comunicar os novos preços e têm informação online para os clientes poderem consultar as novas tabelas, algumas das quais reproduzimos abaixo. A TMN facilita a pesquisa condensando toda a informação num ficheiro PDF, enquanto no site da Vodafone os clientes têm de consultar os detalhes em cada um dos planos tarifários.
[caption][/caption]
[caption][/caption]
Os planos Moche e Yorn da TMN e da Vodafone escapam a esta actualização, pelo menos para já, mas só nos valores de carregamento, já que em alguns casos o custo das comunicações por minuto sobe mais de 7%
A Optimus ainda não divulgou as novas tarifas e não tem informação online, mas admitiu ao Negócios que vai também subir os preços na percentagem prevista da inflação para 2012.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Vaivém Discovery: 40 anos de viagens históricas, do Hubble à Estação Espacial Internacional -
App do dia
Whee: uma nova rede social tipo Instagram criada pela equipa do TikTok -
Site do dia
Lembra-se do clássico Arkanoid? E que tal jogar com orquestra sinfónica? -
How to TEK
É possível instalar extensões do Chrome em total segurança. Basta seguir estes passos
Comentários