Segundo o anunciado esta terça-feira pela Comissão Europeia, os preços do roaming de dados na União Europeia passam de um limite de 45 cêntimos para 20 cêntimos por MB.

Nas chamadas feitas através do telemóvel, o preço baixa 21%, passando de um máximo de 24 cêntimos por minuto para 19 cêntimos por minuto. Nas chamadas recebidas o corte é de 28,5%, com os valores a passarem dos sete cêntimos por minuto para os cinco cêntimos.

O custo de enviar uma mensagem de texto passa de oito cêntimos para os seis cêntimos, numa redução de 25% face aos preços praticados em julho de 2013. Refira-se que os valores indicados não contemplam a taxa de IVA.

Entre as novidades anunciadas, a CE avança igualmente que a partir de 1 de julho, os operadores móveis europeus poderão propor aos viajantes um pacote especial de roaming e dar-lhes a opção de escolherem, se o houver, um fornecedor local de serviços de dados, por exemplo correio eletrónico, no país que vão visitar.

A intenção é que os viajantes possam comparar as ofertas de roaming e optar pelas propostas e preços mais interessantes.

Bruxelas dá assim mais um passo em direção à eliminação total dos encargos de roaming, que tem vindo a defender. "Esta enorme descida das tarifas do roaming de dados fará grande diferença para todos nós este verão", comentou Neelie Kroes. "Mas não chega. Qual o sentido de pagar pelo roaming num mercado único?".

A vice-presidente da Comissão e responsável pela Agenda Digital acrescenta ainda que espera que, até ao final do ano, seja possível chegar a acordo quanto à eliminação total destes encargos. "O Parlamento já fez o que lhe competia, cabe agora aos Estados-membros a última palavra".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico