A perda de um cliente custa às operadoras de telemóveis em média entre 177 a 270 dólares - o equivalente a, respectivamente, cerca de 130 e 200 euros. As contas foram feitas pela Compuware e têm por base as respostas dadas por 200 grandes empresas do sector em todo o mundo.
O estudo, divulgado a propósito do Mobile World Congress, que arrancou esta segunda-feira em Barcelona, e citado pela Lusa, realça as incertezas do mercado face à decisão de um cliente de mudar de operadora devido à oferta de melhores preços ou pacotes de serviços.
Mediante as respostas, a Compuware defende que reduzir em 0,25 por cento a perda de clientes pode representar 6,1 milhões de euros por ano para uma operadora de telecomunicações móveis.
Entretanto, o sector irá deparar-se com outros desafios, como a quebra de receita por cada cliente, o crescimento do índice de portabilidade, o aumento do grau de insatisfação dos clientes e também dos custos relacionados com infraestruturas e de apoio.
Os dados referem que para recuperar o investimento exigido pela activação de novos serviços é necessário que os clientes permaneçam fidelizados ao operador pelo menos dez meses.
A Compuware também estima que o tráfego de dados através de redes de telefonia móvel vai multiplicar-se por 50 nos próximos cinco anos. Desde que surgiram os telefones inteligentes, como o iPhone, sublinha o estudo, o tráfego de dados cresceu entre 20 e 30 por cento.
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