Na lista de prendas de natal dos adolescentes os equipamentos de electrónica ganham cada vez mais peso e se quer fazer sucesso junto de um filho ou familiar na “idade do armário” vale a pena considerar abrir os cordões à bolsa e oferecer um telemóvel multimédia ou um MP3 com capacidade de vídeo. O sucesso é garantido.

Telemóveis para a música
Percebendo de forma clara o filão de interesse dos mais jovens que usam o telemóvel como acessório indispensável os fabricantes de terminais conceberam modelos especialmente dedicados a esta geração de música always on.

http://imgs.sapo.pt/gfx/441771.gif

A Sony Ericsson tem vários modelos baseados no conceito walkman, herdado da Sony, mas recomendamos o W610i, elegante e com uma tecla dedicada para activar o leitor de música. O telefone permite a transferência de músicas a partir do PC e a sintonização de rádio em FM, mas a memória do cartão Memory Stick Micro incluído é muito limitada se a discografia for grande. É de convir que 512 MBytes hão chegam para nada... E depois de gastar 250 euros no telefone nem apetece comprar um cartão adicional.

http://imgs.sapo.pt/gfx/441772.gif

Mais generoso no espaço de memória, o Nokia N95 tem 8GBytes para guardar até 6 mil músicas, mas o preço também já fica noutra gama acima do Sony Ericsson, custando 560 euros (preço recomendado). Claro que as outras características deste terminal da Nokia também ajudam, entra as quais uma câmara de 5 mepagpixels, com lentes Carl Zeiss, suporte de rede de dados HSDPA e funcionalidades de gravação e exibição de vídeo. Resultado final: se considerar oferecer esta prenda a um jovem é bom que ele se tenha portado mesmo MUITO bem e que assine um contrato para ter sempre boas notas e nunca se desviar do mau caminho...

Multimédia rica
Se não quiser arriscar na conjugação de telemóvel mais leitor de música, opte por um leitor de MP3 dedicado. Mas atenção: não vale comprar uma marca qualquer por qualquer preço. Sobretudo se o visado já tiver um leitor de MP3...

http://imgs.sapo.pt/gfx/441773.gif

Um iPod certamente vai colocar um sorriso de orelha a orelha na cara de qualquer adolescente. Só a referência ao nome Apple já faz muitos olhinhos brilharem e a gama dá para diversos escalões de orçamento, desde o shuffle ao Touch, que custa 299 euros. Vale a pena avaliar bem se o destinatário merece a prenda e se vai cuidar bem dela. E para tornar o presente ainda mais especial pode mandar gravar uma mensagem no aparelho, de forma gratuita.

http://imgs.sapo.pt/gfx/441775.gif

Criativo e colorido, o Zen Stone da Creative é também uma boa alternativa entre os leitores dedicados, sobretudo pela resistência e o preço (69,99 euros). Pode gravar até mil faixas de música e tem um relógio/cronómetro, rádio FM e microfone. As cores ajudam a torná-lo mais “mimoso” e pode escolher entre preto, branco, verde lima, azul, vermelho e cor-de-rosa.