Iniciada hoje, a presidência dinamarquesa da União Europeia aposta na pesquisa como um elemento-chave da competitividade da UE. De modo a reflectir essa mesma ideia, o ministro dinamarquês para a ciência, tecnologia e inovação, Helge Sander, presidirá tanto ao Conselho de Investigação como ao de Telecomunicações.



Com a acção, acordada durante o Conselho Europeu de Sevilha, pretende-se assegurar que a Europa avançe no objectivo de se transformar na sociedade baseada no conhecimento mais competitiva do mundo em 2010.



De acordo com o noticiado no serviço de informação comunitário Cordis, Helge Sander salienta ainda que gostaria de ver a inovação receber especial atenção no Sexto Programa Quadro (FP6) - documento que poderá ficar concluído durante a presidência dinamarquesa. "É um objectivo em si mesmo reduzir a distância entre o nascimento de uma ideia e a produção actual de um novo ou melhorado produto", explica aquele responsável.



Sander declara ainda que está ansioso por discutir a melhor forma de atingir os objectivos firmados na cimeira de Lisboa e o modo como a colaboração entre investigadores europeus deverá ser assistida.



No que diz respeito à área das telecomunicações, a presidência dinamarquesa afirma-se desejosa de avançar com o plano de acção e-Europe 2005, que pretende levar a sociedade da informação a todos os elementos da sociedade. Entre as principais áreas de enfoque estão a geração de conteúdos para a Internet e os serviços de telefonia de terceira geração, assim como a discussão das questões práticas levantadas por algumas áreas, como o lançamento da banda larga.



Notícias Relacionados:

2002-06-24 - Conselho Europeu de Sevilha aprova plano de acção e-Europe 2005

2002-06-23 - Entrevista: "O interesse das autoridades europeias pela área da acessibilidade é muito fraco"

2002-06-20 - e-Europe 2005 criticado por dar pouca importância à acessibilidade de pessoas com deficiência

2002-05-29 - Comissão Europeia dá luz verde a plano de acção eEurope 2005

2002-02-06 - CE analisa incentivos fiscais e financeiros no sector tecnológico

2001-10-01 - Portugal continua na cauda da Europa em inovação tecnológica

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.