Está para breve a assinatura do protocolo que formaliza o acordo com a
União Internacional das Telecomunicações para levar o conceito do e-escola além fronteiras. Paulo Campos, secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, disse ao TeK que o acordo ainda não tem data para ser assinado, acrescentando que está no entanto convicto "que possa ser durante o mês de Julho".



Os países que irão explorar o conceito na base do programa escolar português estão a ser definidos, e serão anunciados à data da assinatura do protocolo, detalhou à margem de um evento promovido ontem pela Apritel.



Recorde-se que a cooperação entre o Governo português e a União Internacional das Telecomunicações foi acordada durante o fórum organizado por aquele organismo internacional entre 22 e 24 de Abril do ano passado, em Portugal.



Na altura, foi anunciado um "projecto internacional de e-escola", no âmbito da iniciativa UIT Connect the World, que inclui a "distribuição de computadores portáteis pelas crianças de países em vias de desenvolvimento".



Na mesma altura o Governo firmou, aliás, outra iniciativa em parceria com a UIT, um prémio anual para promover o desenvolvimento da Sociedade da Informação na vertente móvel, destacando projectos nas áreas do e-learning, m-government e m-development e m-development.



Recorde-se ainda que os programas escolares de fomento ao uso das TIC mereceram lugar de destaque no evento que trouxe a Lisboa centenas de especialistas do sector.



O Governo promoveu a divulgação dos projectos nas intervenções que teve oportunidade de assegurar durante a reunião e também através da distribuição de portáteis Magalhães aos delegados que marcaram presença no evento e encaminhando, no fim da reunião, os mesmos equipamentos para projectos promovidos pela UIT.



Paulo Campos também adiantou que o agrupamento de empresas que hoje é formalizado através da assinatura de um protocolo também irá trabalhar para o projecto. A quase meia centena de empresas que integra o Agrupamento Complementar de Empresas vai sincronizar esforços para assegurar uma oferta de soluções dirigidas à Escola do Futuro.

Cristina A. Ferreira