A Brix Networks, uma empresa que desenvolve ferramentas de monitorização para prestadores de serviços na área das comunicações sobre IP, analisou as informações que recolheu do site TestYourVoip.com, através do qual os consumidores podem medir a qualidade dos seus serviços VoIP.


Apesar de ser do senso comum que as chamadas VoIP não oferecem a mesma qualidade que as tradicionais, a empresa apurou que a qualidade das chamadas telefónicas piorou 5 por cento nos últimos 18 meses.


A empresa revela no seu site que testou perto de um milhão de ligações VoIP, 20 por cento das quais com qualidade inaceitável, o que representa 15 por cento da totalidade de chamadas efectuadas de há um ano para cá.


De acordo com Kaynam Hedayat, CTO da Brix, o declínio da qualidade nas chamadas efectuadas a partir da Internet é deve-se ao facto dos serviços de voz na Internet “competirem por recursos nas mesmas redes de IP assim como outros serviços como vídeo, downloads de música e jogos interactivos".


As chamadas VoIP partilham a mesma rede que outros serviços na Internet o que, com o aumento da largura de banda, faz com que a utilização da rede seja mais frequente, dificultando as transferências de dados nas chamadas o que consequentemente acaba por piorar a qualidade dos telefonemas.


Diversas empresas que prestam serviços de voz na Internet, tais como a EarthLink, Vonage, Google e Yahoo, opõem-se à permissão dada às operadoras de telecomunicações - que detêm as redes de suporte de banda larga - relativamente à prioridade nas transferências como meio para melhorar a qualidade nas chamadas VoIP. A oposição é consequência do receio das empresas que acreditam que as operadoras irão abusar do poder que têm cobrando taxas elevadas.


As empresas já apelaram ao Congresso Americano para a criação de leis que restrinjam estas práticas.


Por parte dos especialistas a prioridade nas transferências terá de ser tornada realidade já que cada vez mais são disponibilizados conteúdos multimédia e serviços de conversação na Web, o que faz com que cada vez mais os utilizadores exijam mais da rede.

Notícias Relacionadas:

2006-07-24 - Skype aposta em telefones Wi-Fi com tecnologia VoIP