Ao longo do ano passado, a Autoridade Nacional de Comunicações recebeu um total de 63.822 reclamações, numa média de 5.319 queixas por mês, valores representativos de um aumento de 12% face a 2012.

Nos segmentos de comunicações eletrónicas que mais denúncias geraram por parte dos consumidores estão em segundo lugar os serviços de televisão por subscrição, com 1,54 registos por mil clientes, e em terceiro os serviços de acesso à Internet, com 1,07 reclamações por mil clientes.

Por comparação refira-se que nos serviços múltiplos em pacote se registaram 5,28 reclamações por mil clientes, quando em 2012 esta métrica estava em 2,86.

As condições contratuais foram não só as situações mais reclamadas, como as que mais cresceram em relação a 2012, fruto de questões relacionadas com os períodos de fidelização, com a alteração das condições contratuais, com a informação prestada aos clientes antes de ser celebrado o contrato, com a suspensão ou o cancelamento de serviços. Com cerca de 31.300 dos quase 58.130 registos nesta área (53,87%), houve um aumento das queixas de 35% por esta razão.

Quanto aos motivos das reclamações, as condições contratuais são o motivo mais reclamado, 53,8% do total, sendo ainda aquele que mais cresceu durante o ano, 35%.

Questões relacionadas com os períodos de fidelização, com a alteração das condições contratuais, com a informação prestada aos clientes antes de ser celebrado o contrato, com a suspensão ou o cancelamento de serviços lideram os motivos das reclamações (cerca de 31.300 dos quase 58.130 registos, ou 53,87%).

A seguir surgem queixas relacionadas com equipamento (8.607 registos, o equivalente a 14,8%), com avarias (5.375 registos, 9,25%) e só depois reclamações sobre o atendimento ao cliente (4.536 casos, 7,8%) e sobre faturação (4.191 situações, 7,2%).

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A Anacom informa ainda sobre "uma melhoria acentuada das reclamações sobre TDT", que caíram 83% comparativamente a 2012, para 1.400 reclamações, referindo que "para esta redução contribuíram as medidas tomadas pela Anacom junto da PT Comunicações, o operador responsável pela difusão do sinal, que levaram a intervenções sobre a rede com vista à sua estabilização; e o acompanhamento feito através do envio de equipas técnicas a casa dos reclamantes".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico