O VTT, um Instituto finlandês de Investigação em Telecomunicações, prevê que a quinta geração de comunicações móveis deverá chegar ao mercado em 2010, tornando obsoleta a 3G que ainda não está em comercialização. Os investigadores pensam que a 5G será baseada numa extensão móvel de elevada frequência das actuais linhas de banda larga para acesso à Internet.




Uma quarta geração de comunicações móveis deverá entretanto surgir com a possibilidade dos dispositivos se ligarem a diferentes tipos de redes consoante a sua localização. Um telemóvel poderia assim ligar-se a uma rede WLAN quando dentro de um edifício, mudar para 3G foram do escritório e ainda usar as redes GSM quando não conseguir cobertura de redes de terceira geração.




Em comunicado, Pertti Raatikainen, investigador do VTT, afirma que nos próximos cinco a 10 anos os serviços de GPRS, 3G e WLAN poderão ser acessíveis através de terminais multi-rede e este tipo de roaming entre redes será chamado 4G, mas depois de 2010, um novo tipo de rede com o nome de 5G tornará a 3G obsoleta.




As previsões da VTT sobre as tecnologias de quinta geração são baseadas nos desenvolvimentos do Samba, um projecto da Comissão Europeia. Este projecto criou um ambiente de testes para a utilização de serviços de banda larga por utilizadores móveis que deu aos investigadores maior conhecimento dos desafios tecnológicos.



Notícias Relacionadas:

2001-06-19 - Quarta geração de comunicações móveis chega ao Japão em 2010

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.