As radiações electromagnéticas emitidas pelas antenas dos telemóveis foram medidas junto a 14 escolas do concelho de Lisboa e percebeu-se que os valores registados se encontram abaixo do que se encontra previsto na legislação.

A notícia é avançada esta segunda-feira pela TSF, com base num estudo realizado pelo Instituto das Telecomunicações e em informação confirmada pelo vereador da Câmara Municipal de Lisboa responsável pela área do Ambiente, José Sá Fernandes.

Citado pela rádio, o responsável afirmou que "os resultados preliminares são positivos" e que os valores obtidos durante a monitorização se encontram bem abaixo do que está previsto na lei, pelo que não há qualquer motivo para alarme.

Não é a primeira vez este ano que fonte ligada a projectos que se dedicam a monitorizar os níveis das ondas electromagnéticas em Portugal vêm sossegar os portugueses a respeito das radiações, afirmando que os valores registados no território não são preocupantes.

Ainda em Fevereiro, o responsável pela coordenação do MonIT - uma iniciativa conjunta do Instituto das Telecomunicações e do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico, que avalia as radiações das comunicações móveis e disponibiliza os resultados de medições efectuadas em locais públicos - garantia que os níveis registados em vários locais do país estavam dentro das recomendações internacionais e não havia motivo para preocupações e a confiança já tinha voltado a ser manifestada este mês.

No site do projecto é possível ir acompanhando os resultados detalhados das medições (através da secção "Resultados de Medidas") registados em vários pontos do país - alguns de monitorização contínua e outros pontual.

Nota de Redacção: Foi corrigida o erro relativamente à palavra "concelho", inicialmente escrita de forma incorrecta, tal como apontado por um dos nossos leitores. Pelo facto deixamos o nosso pedido de desculpas.