No final de 2009 existiam em Portugal 15,929 milhões de assinantes do Serviço Telefónico Móvel (STM), representativos de um aumento de 2,4 por cento face ao trimestre anterior e de 6,5 por cento em termos homólogos, segundo dados da Anacom.

O relatório trimestral do regulador mostra ainda que o número de utilizadores com acesso aos serviços UMTS ultrapassou os 5,9 milhões, existindo à data 2,5 milhões de utilizadores activos, numa subida de 101 por cento comparativamente aos três últimos meses de 2008.

Os cartões pós-pagos - 4,341 milhões - somam agora 27,2 por cento do total de assinantes, tendo registado um crescimento de mais de quatro pontos percentuais nos últimos dois anos. "Esta evolução estará associada, entre outros factores, à adesão dos assinantes aos serviços de dados baseados no UMTS que, maioritariamente, implicam o pagamento de uma mensalidade", justifica a Anacom.

No final de Dezembro, a penetração do serviço móvel era de 149,9 por 100 habitantes. Refira-se que, tal como a Anacom faz questão de notar, a interpretação do valor deve considerar que existem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço.

Segundo os números mais recentes do regulador, cerca de 10 por cento dos subscritores de serviços móveis têm mais do que um cartão activo.

Entre Outubro e Dezembro de 2009, os assinantes do serviço móvel realizaram mais de dois mil milhões de chamadas, menos 1,6 por cento que no trimestre anterior, uma descida habitual para esta altura do ano, segundo a Anacom. Em comparação com o trimestre homólogo verificou-se um acréscimo de 7,2 por cento do número de chamadas.

Os utilizadores assinantes do STM realizaram, em média, cerca de 44 chamadas mensais, menos duas do que no período anterior. Cerca de 31 das chamadas realizadas têm como destino a rede do operador de origem.

No período em análise foram enviadas mais de 6,3 mil milhões de mensagens escritas, menos três por cento que o verificado no trimestre anterior, mas mais 8,1 por cento que no período homólogo. O número médio mensal de mensagens enviadas por assinante foi, neste período, de 133.

O número de MMS atingiu os 24,27 milhões, menos 20,8 por cento do que no período anterior, e mais 20,6 por cento em termos homólogos.

No mesmo período foram realizadas mais de 1,2 milhões de videochamadas, menos 14,8 por cento do que no trimestre anterior.