As necessidades das pequenas e médias empresas de comércio eletrónico estão na mira da Redunicre que está a desenvolver uma solução mais simples e mais barata de pagamentos online. A revelação foi feita durante os Fóruns organizados pela ACEPI que decorrem a par do eShow.

Shamil Indrakumar, diretor de marketing e vendas a retalho da Redunicre, explicou que a empresa pretende apresentar "muito em breve" uma solução que não obriga a instalação de nenhuma plataforma, nem pagamento de mensalidades, sendo baseada no pagamento de uma taxa por transação.

Este tipo de soluções já existe na oferta da EasyPay e da PayPal, adaptando-se a quem quer dar os primeiros passos na Internet, mas com flexibilidade para evoluir com o crescimento das empresas.

António Pereira Dias, diretor da Unicre, já tinha adiantado no Fórum da Internacionalização que a empresa conta atualmente com 800 comerciantes, mas que a percentagem de pagamentos realizados através das plataformas online é ainda baixa, sendo o objetivo chegar a 5% do total a curto prazo.

"Os sistemas de pagamento eram seguros mas complexos e caros. Hoje são mais simples e mais baratos e queremos dar a hipótese de implementar pagamentos sem desenvolvimento, dando apenas um link para integrar num site transacional", sublinha.

Vários oradores do Fórum de pagamentos online garantiram que nas soluções de pagamento na Internet Portugal está ao nível dos líderes do norte da Europa e que as questões de segurança já foram completamente ultrapassadas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador