A autoridade britânica para as telecomunicações, Ofcom, decidiu avaliar a possibilidade de passar a permitir a utilização de telemóveis a bordo dos voos das companhias aéreas do país. O regulador encara de forma positiva a hipótese e considera viável a utilização de sistemas de rede onboard para oferecer serviços de telefonia móvel aos passageiros.



A Ofcom é a primeira entidade reguladora de telecomunicações europeia a apoiar publicamente esta ideia depois da Electronic Communications Committee dar parecer positivo à ideia de implementar sistemas de telecomunicações móveis a bordo de aviões.



Em comunicado, a Ofcom refere que, a ser aprovada a proposta, os passageiros podem utilizar os seus próprios equipamentos a bordo ao invés de usarem os telefones oferecidos por algumas empresas aéreas, que cobram pela utilização dos mesmos.



A tecnologia pensada para o sistema de rede onboard é um sistema GSM na frequência dos 1800 MHz que permite a ligação directa entre os terminais a bordo e as redes terrestres. Com este sistema o regulador acredita que se evitaria o principal obstáculo para o uso dos telemóveis durante os voos, uma vez que a frequência não interfere com os sistemas do avião mas sim com os sistemas terrestres.



No resto do mundo já existem países onde a utilização de dispositivos móveis a bordo é permitida. É o caso da Austrália onde foi concedida uma licença que permite a utilização dos mesmos sistemas. Os testes estão a ser efectuados a bordo de um dos Boeings da companhia Qantas.



Na Europa, diversas companhias aéreas estão a considerar adoptar a mesma estratégia, é o caso da Ryanair, da Air France e da portuguesa TAP.



Os primeiros serviços europeus desta natureza poderão estar para breve e pela mão das linhas britânicas já em 2008. Para isso a Ofcom deverá aguardar um parecer das autoridades da aviação civis.



Notícias Relacionadas:

2007-07-27 - Aviões da Qantas com ligações à Internet no próximo ano