A Comisión del Mercado de las Telecomunicaciones (CMT) publicou ontem uma circular que limita o poder comercial da Telefónica no que diz respeito à recuperação de clientes que tenham optado por um dos novos operadores de rede fixa espanhóis.
Respeitante à modificação das condições do serviço de pré-selecção - uma das frentes comerciais onde se tem travado a batalha entre a Telefónica e os novos operadores -, a decisão da CMT fixa agora um período de quatro meses para a tentativa de recuperação de clientes. Até à data, o operador incumbente espanhol tinha de deixar passar dois meses para tentar recuperar os antigos subscritores dos seus serviços.
A decisão do regulador espanhol para a área das telecomunicações dá um certo conforto económico aos novos operadores, que sabem que durante esse período de tempo têm os clientes assegurados, já que a Telefónica não pode apresentar contra-ofertas. O operador incumbente por sua vez queria ver eliminado qualquer tipo de prazo, alegando que no resto dos países europeus, excepto Bélgica, não existem limites comerciais deste tipo, indica a publicação online ExpansiónDirecto.
No passado mês de Maio existiam 1,58 milhões de clientes com pré-selecção - usando outro operador que não a incumbente Telefónica - em Espanha, face aos 1,03 milhões registados há um ano atrás.
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